Top

Casarão Doimo abre as suas porta no Design Weekend após revitalização

Foto: Divulgação

Localizado a apenas dois quarteirões da Avenida Paulista, um dos casarões históricos mais bem conservados da cidade de São Paulo, localizado na Bela Vista, agora pertence ao Grupo Doimo e como forma de presentear a cidade de São Paulo, o denominado Casarão Doimo foi revitalizado, restaurado e estará aberto ao público, com estreia no Design Weekend de São Paulo (DW!), de 3 a 10 de outubro.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Mesmo tendo sobrevivido às intempéries do tempo, o imóvel fundado em 1930 teve que ser totalmente restaurado e o grande desafio foi exatamente o de encontrar mão de obra especializada. “Tivemos uma preocupação muito grande em preservar o projeto original e como Minas Gerais possui cidades históricas como Ouro Preto, Tiradentes e Mariana, decidimos trazer mão de obra especializada de lá”, explica Elias Tergilene, CEO do Grupo Doimo no Brasil.

Foto: Divulgação

A restauração que durou dois anos de obra envolveu as duas casas do Casarão, bem como toda a área externa e partiu desde o piso, parede, telhado, elétrica e hidráulica aos adornos em madeira, vitrais, entre outros elementos estruturais arquitetônicos do imóvel. Com um investimento em torno de dois milhões de reais para a restauração, o Casarão Doimo estará pronto e de portas abertas para a visitação do público como uma forma de presentear esse patrimônio histórico à cidade. “Nossa empresa possui capital italiano. E a Itália é muito reconhecida por sua riqueza histórica e cultural, mantendo muito bem as construções antigas e preservando a história e originalidade das cidades. Por isso, nós restauramos esse casarão com o intuito de valorizar a nossa São Paulo antiga”, conclui Tergilene.

Ao visitar o Casarão Doimo, durante o Design Weekend, o público poderá ver a oficina Doimo, que demonstrará, ao vivo, parte do processo produtivo como a foleação, costura e solda dos mobiliários da marca. Ressaltando e valorizando o trabalho feito à mão, o nome da mostra é “Fatto a Mano”. Já a marca parceira Decoralle apresentará parte do processo de confecção de uma tapeçaria, também feita artesanalmente. 

Foto: Divulgação

Outros ambientes externos da casa, também são um convite para o desfrute do passeio, como o orquidário, o jardim e a fonte. Já no interior do Casarão, cada ambiente traz uma composição de mobiliários, tais como mesas, cadeiras e poltronas que estão expostas em perfeita harmonia com o projeto arquitetônico do imóvel, contrastando o contemporâneo ao clássico.

Mais de Lifestyle