Top

Cris Bertolucci cria peças em bronze como design-arte

Foto: Divulgação

O bronze é um material que pode ser utilizado de diferentes maneiras. Seja na criação de obras de arte, joias ou itens de decoração, o metal é sempre bem-vindo por sua capacidade de ser moldado e por sua versatilidade. Contudo, existe uma modalidade em que poucas pessoas trabalham com a matéria-prima: o design de peças de iluminação.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Quando o assunto é a utilização do bronze em luminárias no segmento nacional, Cris Bertolucci é um do nomes que podem ser avaliados como relevantes. Ela incorpora o material com frequência, desde seu primeiro lançamento autoral, há mais de 10 anos.

Foto: Divulgação

A primeira coleção da designer com seu estúdio próprio veio de uma vontade que Cris tinha em experimentar diferentes formas e materiais, algo que ela não podia fazer constantemente quando trabalhava na indústria. O bronze fundido se tornou então a matéria-prima perfeita para isso, já que, como em uma escultura, ele se molda ao objeto utilizado como base e pode tomar qualquer configuração.

Cris Bertolucci – Foto: Carlos Piratininga

O processo de criação das luminárias feitas com bronze pode acontecer de duas maneiras diferentes. A primeira se dá pela maleabilidade do material, que permite que a designer utilize os mais variados objetos para criar suas peças, desde elementos da natureza, como os galhos da família Sabiá e do abajur Bicho-Pau, até cumbucas de madeira, como foi feito no abajur Coccinella.

A segunda técnica ocorre quando a designer cria um desenho para ser feito em bronze. Ela então contrata um escultor para criar o molde em gesso para a fundição e a luminária ganha vida, como a Coluna Sita.

Foto: Divulgação

Sobretudo, o que mais atrai Cris na matéria-prima é sua possibilidade de experimentacão. Por conta de pequenos “acidentes” que podem ocorrer no processo de fundição ou até mesmo o envelhecimento natural do bronze, nenhuma peça é igual a outra, cada uma conta sua vida e particularidades. Dessa maneira, as luminárias produzidas por ela carregam uma carga afetiva maior ao contar a sua história, deixando de ser meros elementos decorativos.

Mais de Lifestyle