Top

Sem plástico, carbon free e vegano: vinhos franceses sustentáveis chegam ao Brasil

Foto: Pixabay

Os consumidores brasileiros estão procurando por produtos sustentáveis, que consideram os impactos socioambientais em sua cadeia produtiva. No setor de bebidas e alimentos não é diferente; segundo estudo pela Economist Intelligence Unit (EIU) a pedido da WWF, a pesquisa na internet por produtos sustentáveis cresceram 71% nos últimos cinco anos. O estudo englobou 54 países com 27 idiomas, onde vivem 80% da população mundial, cobrindo um período de 2016 a 2020.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Buscando aproximar esse público consciente e chamar novos adeptos, a Portus Cale, importadora de vinhos com mais de 30 anos no mercado, faz um movimento inédito ao trazer ao Brasil rótulos da empresa francesa de vinhos mais sustentável do mundo, localizada em Bordeaux, região vínica renomada, conhecida por blends de uvas tradicionais.

Com o slogan “Um brinde ao planeta”, a Ethic Drinks tem um propósito de sustentabilidade desde o cultivo das uvas até a produção, engarrafamento e distribuição dos vinhos. A partir de sua criação, a empresa se propõe a entregar o que é mais benéfico ao planeta por meio

de práticas certificadas por entidades como a FSC, Forest Stewardship Council e a WWF, World Wide Fund for Nature France. A WWF, inclusive, elegeu a Ethic Drinks como empresa que empreende a favor do planeta.

A marca também é uma certificada B, selo destinado a empresas que refletem os mais altos padrões em engajamento ambiental e social, além de transparência pública e responsabilidade legal para equilibrar lucro e propósito.

Trazendo o viés social também para as finanças, a empresa adotou o programa “1% for the Planet”, onde 1% do lucro da Ethic Drinks é doado ao planeta por intermédio da 1% For The Planet, que destina doações de empresas para organizações em prol do meio ambiente.

Carbon free e plastic free 

Os vinhos da Ethic Drinks são resultados de uma parceria com vinicultores franceses que compactuam com o propósito e a filosofia de produção low impact, com responsabilidade ecológica. Dentro disso, a sustentabilidade também atinge a parte sócio econômica, com o intuito de criar uma rede de oportunidade para os pequenos produtores locais, em vez da centralização de renda no método de produção industrial.

Além dessa produção mais orgânica, que promove responsabilidade social, as embalagens também foram desenvolvidas pensando no meio ambiente. Por isso, todas são recicláveis e livres de plástico e carbono. As cortiças são produzidas por um método certificado pela FSC com cola natural, que garante o cumprimento de questões ambientais. Com essa inovação, as garrafas são leves e também mais simples e práticas de transportar. A estética também remete à questão ecológica com um design floral, botânico e totalmente inspirado na natureza. O conceito extrapola o rótulo indo de fato ao meio ambiente: em cada uma das garrafas, a marca inclui um QR code que incentiva os consumidores a plantar uma árvore com apenas um clique, por meio de parcerias com institutos socioambientais.

“O viés sustentável e consciente é o mais importante desses vinhos que estamos apresentando ao mercado brasileiro. Mas além dele, observamos que são rótulos de alta qualidade e com uma identidade divertida e jovial que tem tudo a ver com os novos consumidores do nosso país. Os brancos e rosés, por exemplo, entregam uma refrescância que pode ser muito apreciada no nosso verão”, conta Karene Vilela, CEO da Portus e uma das responsáveis por trazer a marca ao País.

Os vinhos 

Todos os rótulos da Ethic Drink são  veganos, ou seja, os vinhos são produzidos sem a utilização de produtos de clarificação de origem animal. Para essa iniciação ao mercado brasileiro, a Portus traz cinco rótulos especiais. Entre eles, destaque para os brancos: Ethic Sauvignon Blanc, um vinho elegante, de estilo mediterrâneo. No aroma, flores brancas unem-se a notas cítricas e de frutas tropicais no palato. Já o Ethic Vermentino, é um vinho aromático com notas de pêra e limão. Na boca traz notas florais e cítricas com acidez fresca e um sutil amargor de amêndoa verde no final. As uvas Vermentino utilizadas nesse rótulo foram cultivadas em vinhedos Pays d’Oc reconhecidos com uma certificação de agricultura sustentável (Haute Valeur Environnementale, ou HVE) do Ministério da Agricultura da França. O HVE é o selo de certificação mais alto e rigoroso do programa.

Entre os vinhos tintos, a Portus oferece o Ethic Grenache, o qual apresenta notas de frutas silvestres, alcaçuz, ameixas e cerejas com nuances de especiarias sutis. Seco e elegante com taninos sedosos, é um vinho equilibrado e de corpo médio. O rótulo foi medalha de ouro no Desafio Internacional Gilbert & Gaillard 2020, um dos principais guias de vinhos da França. Outra opção é o Ethic Tinto Merlot,  que mistura notas de frutas com taninos sedosos, apresentando aromas finos de ameixa, frutas pretas e especiarias. Na boca, notas de amora, baunilha e alcaçuz. Um vinho equilibrado feito unicamente com a uva Merlot.

Por fim, para quem aprecia um rosé de qualidade, o Ethic Rosé Grenache é um vegano seco, feito com as uvas vermelhas Grenache. Fresco e frutado, oferece aromas e notas de framboesa e morango. Uma escolha elegante  e refrescante. Também recebeu uma medalha de ouro no Desafio Internacional Gilbert & Gaillard de 2020. Na ocasião, foi reconhecido pelos jurados como “um rosé de verão, feito para beber quando as temperaturas sobem”. Com essa caraterística, tem muita similaridade com o clima brasileiro.

Mais de Lifestyle