Top

Volvo aposta forte em sustentabilidade e lança seu primeiro carro totalmente elétrico

Foto: Ligia Kas

A empresa sueca de veículos Volvo acaba de lançar seu primeiro carro totalmente elétrico, o XC40, que RG teve a oportunidade de testar. Além de luxo e conforto, itens comuns da montadora, assim com segurança, o carro é simplesmente um espetáculo, que não dá vontade de sair de dentro.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A primeira leva de 300 carros que serão produzidos pela empresa com destino para o Brasil já foram vendidos, agora, quem quiser ter um, terá que entrar na fila – pois os outros 150 veículos extras à disposição dos brasileiros também foram esgotados. Ou seja, é um verdadeiro sucesso. “Isso reforça ainda mais nosso pensamento de acelerar e tornar a Volvo cada vez mais protagonista da eletrificação aqui no nosso País”, diz João Oliveira, diretor-geral de Operações e Inovação da Volvo Brasil. “A gente inaugura com o lançamento do CX 40 elétrico um momento em que vamos colocar todo o nosso esforço em transformar a indústria para esse lado”, completa.

Da esquerda para direita: André Bassetto, diretor de Produto e Pós-Venda, Vivianne Gonçalves, gerente de Marketing, Rafael Ugo, diretor de Marketing, João Oliveira, diretor-geral de Operações e Inovação; Chiara Grazzini, diretora de Network, e Ricardo Ochiai, diretor Comercial – Foto: Divulgação/Volvo

O carro deve se tronar o produto líder da Volvo no Brasil, o que é uma ótima notícia para aqueles que pretendem investir em eletrificação e aderir a um modo de dirigir que envolva sustentabilidade, modernidade e tecnologia, tudo ao mesmo tempo.

A Volvo intenciona ainda que suas lojas sejam o primeiro local em que consumidores brasileiros possam ter contato com um carro elétrico, a fim de apresentar esse tipo de veículo para o público. 

Foto: Ligia Kas

Dirigir um carro totalmente elétrico é uma experiência única, depois de realizada não dá mais vontade de voltar aos modelos à combustão ou mesmo híbridos.

Testamos na estrada (asfalto e terra), e o carro responde como poucos, velocidade e torque definitivamente não são problemas para o veículo, muito pelo contrário. Além do conforto e da qualidade Volvo do carro, dirigir o XC 40 é uma maravilha. O silêncio é uma capítulo à parte, que causa uma sensação de tranquilidade e harmonia com a natureza. 

O carro possui dois motores elétricos –  um em cada eixo -, o que não tira nada do espaço, aliás, dá mais espaço ao veículo, que conta com um porta-malas na frente, mais uma inovação. O XC 40 elétrico é hoje o carro mais rápido da Volvo, segundo André Basseto, diretor de Produto e de Pós-Venda da Volvo. “Isso mostra qual a proposta do carro, além de ser um SUV, um carro familiar, é um carro que tem bastante performance também.”

Foto: Ligia Kas

Outra novidade são os pneus, os traseiros são mais largos que os dianteiros. A ideia é que quando o motorista acelerar os pneus deem a sensação de que o carro está sendo empurrado para frente. “Essa tração com pneu mais largo atrás propícia isso”, diz Basseto.

A autonomia do CX 40 é de mais de 400 km, mas, claro, isso depende um pouco da forma como o carro é conduzido pelo motorista, podendo ser maior ou menor. Outra novidade é o pedal único para condução, apesar de o veículo possuir os dois pedais – freio e acelerador -, é possível acionar o One Pedal Drive. O que isso significa? Que você pode conduzir o veículo usando apenas o pedal do acelerador. Ao pisar, ele acelera normalmente, ao retirar o pé, o carro freia automaticamente. É muito confortável e fácil de utilizar. A sensação de segurança é absurda. Adoramos a novidade. 

O carro é carregado, no sistema normal, entre 7 e 8 horas, mas com o sistema fast charge, é possível ter um carregamento doe até 80% da carga em 40 minutos. 

Foto: Ligia Kas

O CX 40 conta com o sistema operacional Google e já vem com o Google Maps, que é bem mais intuitivo e rápido. O mapa cabe na tela toda, que é de 12 polegadas, o que facilita a visualização. É possível, no mapa, localizar os pontos de recarga, por exemplo, tornando o reabastecimento elétrico menos preocupante. Ele já vem com quatro anos de pacotes de dados, o que faz com que seja bem rápido porque tudo é integrado, e não há a necessidade de plugar o celular em um cabo. O sistema contempla ainda o Google Play, assim é possível baixar os aplicativos diretamente no carro – no Brasil há entre 20 e 30 apps disponíveis. E o Assistente Google, que permite acionar diferentes funções do veículo a distância, como ligar o carro, o ar-condicionado, a velocidade da ventilação, mudar a estação de rádio, tudo isso por voz. 

Foto: Ligia Kas

O Volvo XC 40 também tem excelentes itens de segurança, como seus sistema de câmeras 360º, frenagem automática quando há um carro próximo à frente ou quando alguém inesperadamente atravessa na frente do veículo, além de manutenção de faixa de asfalto. Também há o ready to drive, uma sinalização no painel que o carro da frente andou e você já pode sair, situação bastante comum quando estamos em uma situação de congestionamento ou muito trânsito. O veículo tem também um sistema de alerta para um mau súbito do condutor, por exemplo, se você tirar as mãos do volante por muito tempo, ele dá alertas sonoros indicando que você deve recolocar as mãos no volante. No caso de isso não acontecer, o carro vai freando automaticamente até parar acionar o sistema de emergência. 

A empresa ainda aposta firme na aquisição do veículo por mulheres. “Nós já temos uma mulher protagonizando a propagando do carro e interagimos bastante com o público feminino por meio das mídias sociais. O público feminino se conecta muito com assuntos como sustentabilidade, seja por temas sociais, afinal a sustentabilidade impacta a sociedade como um todo, mesmo pela maternidade, pensar no futuro das próximas gerações”, disse ao RG Viviane Gonçalves, gerente de Marketing da Volvo Brasil, acrescentando que todas as concessionárias estão preparadas para receber o público feminino e tirar todas as dúvidas. 

Maisa em campanhapara Volvo – Foto: Reprodução/Instagra/@maisa

O público jovem é outro alvo da empresa. Para começar, houve a estratégia de modificar todo o site e torná-lo mais interativo, oferecendo a oportunidade de com apenas um clique adquirir seguro, comprar à vista ou por meio de financiamento e assim por diante. “A ideia é que o jovem chega à nossa agência com sua proposta pré-pronta, facilitando muito a aquisição. Além disso, estamos trabalhando com parceiros de conteúdo mais jovens, como a atriz Maisa, e a atleta Rebeca Andrade. Duas mulheres jovens muito conectadas com esse assunto, prontas para contar como é dirigir essa nova tecnologia.”

A jornalista Ligia Kas viajou a convite da Volvo.

Mais de Lifestyle