Top

Especialista ensina 5 exercícios para fortalecer o core

Foto: Pexels

O Core é o centro do nosso corpo. É uma parte muscular importante a ser trabalhada. Evandro Carniato, profissional de educação física da Bodytech Goiânia, explica que o Core é responsável pelo nosso equilíbrio e pela adequação postural do tronco em qualquer movimento. “São, basicamente, os músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril, que sustentam o tronco e o mantém estável”, comenta.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

De acordo com ele, além de proteger a coluna vertebral, eles também têm um papel fundamental no movimento dos braços e pernas, pois fazem com que o tronco fique mais firme e funcione como um bom ponto de apoio para o movimento dos membros. Pensando nisso, o especialista listou cinco exercícios para ajudar no fortalecimento do Core.

Abdominal Supra

É o mais simples de todos, ideal para quem está iniciando.

Abdominais Oblíquos

Exercita a parte lateral (oblíqua) do abdômen, responsável pela rotação do corpo.

Prancha ou Ponte

Consiste na resistência do corpo contra a gravidade, o que irá forçar a musculatura abdominal a dar sustentação para a coluna vertebral.

Abdominal “Tesoura”

Esse abdominal trabalha as regiões inferiores, em especial a pélvica.

Nado ou Swimming

Exercício utilizado em aulas de mat pilates, é uma versão do método pilates onde os exercícios são praticados somente no chão, ao invés de serem executados nos equipamentos. O Swimming melhora a movimentação do quadril e fortalece a coluna vertebral.

Mas atenção, Carniato reforça que para um bom resultado a atividade física deve estar associada a uma alimentação equilibrada. “É imprescindível também, o acompanhamento com bons profissionais”, conclui.

Mais de Lifestyle