Top

Roadtrip na América do Sul: 4 países para visitar no próximo ano

Foto: Divulgação/iStock

Você não vê a hora de voltar a viajar? Que tal aproveitar este período de isolamento para planejar a próxima aventura? Com o avanço da vacinação, o ano de 2022 promete marcar o retorno de muitas viagens internacionais. E, para curtir com mais segurança, uma roadtrip é a melhor opção.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Separamos uma lista com quatro países na América do Sul com restrições de viagem leves ou moderadas para brasileiros nesse momento.

Bolívia

Começar a sua viagem em La Paz pode render uma excelente experiência. Depois de alguns dias se acostumando com a altitude da região, é hora de partir para o próximo destino: Copacabana, uma cidade pequena, que fica a 150 km de La Paz e é a base para conhecer o Lago Titicaca e a magnífica Isla del Sol, a antiga ilha sagrada dos Incas. Os mais aventureiros podem encarar ainda a estrada da morte.

– Restrições: o país andino está aberto para brasileiros, mas com imposições. Os viajantes precisam apresentar um resultado de teste negativo e ficar em quarentena por dez dias.

Chile 

Uma das estradas mais icônicas do mundo, a Carretera Austral, na Patagônia chilena, é o sonho de consumo dos amantes de uma roadtrip. Ligando as cidades de Puerto Montt, na região dos lagos, e Villa O’Higgins, na região de Aysén, viajar pela Carretera Austral é certeza de paisagens deslumbrantes: florestas tropicais, glaciares, vulcões, fiordes e rios. São cenários que compõem os 1.200 km de extensão da estrada e que, se não viajar de carro, são impossíveis de conhecer.

– Restrições: o Chile vai liberar a partir de 1⁰ de outubro a entrada de brasileiros vacinados com as duas doses.

Colômbia

Uma ideia é começar a viagem pela capital Bogotá e, depois, seguir para Medellín. Pouco mais de 400 km separam as duas cidades, e é necessário dedicar alguns dias para conhecê-las, visto que são as atrações principais do país. Mas, para uma melhor experiência, estenda o roteiro para Cartagena, que fica a cerca de 640 km de Medellín. Por lá, é possível curtir as praias de águas cristalinas e cenários paradisíacos, além de descobrir no centro histórico ainda mais encantos que esse lugar tem para oferecer.

– Restrições: não há restrições para a entrada no país.

Uruguai

Uma das melhores maneiras de conhecer o Uruguai é de carro, tanto pela liberdade de ir parando e apreciando a vista pelo caminho, quanto pela curta distância entre as cidades da região. O país ainda faz fronteira com o Brasil, o que torna a viagem ainda mais viável, principalmente para quem mora no Sul do país. A ideia é partir de carro e acessar o Uruguai pelo Chuí, seguindo para conhecer as famosas praias do leste: Punta Del Diablo, La Pedrera, La Paloma e Punta Del Este. Vale tirar um dia para conhecer Cabo Polonio, que fica bem próximo à Punta Del Diablo. Para um roteiro mais completo, inclua Montevidéu e Colônia do Sacramento como destinos finais da viagem.

– Restrições: o governo uruguaio prevê que, a partir do dia 1⁰ de novembro, turistas vindos do Brasil poderão entrar em seu território.

Dicas antes de cair na estrada

Antes de viajar, não se esqueça de fazer uma revisão completa no carro, para evitar paradas e acidentes. Além disso, certifique-se da documentação exigida pelo país que você vai, tanto para o veículo, quanto para os passageiros. Vale lembrar que veículos com placas Mercosul têm maior facilidade no processo de fiscalização aduaneira e migratória, já que é mais fácil a comprovação de que o automóvel faz parte do bloco econômico. E, por último, confira as leis de trânsito do país que irá visitar. Agora, é só seguir as dicas e ter uma boa viagem!

Mais de Lifestyle