Top

Gordofobia: influencer Thaís Carla alerta sobre os perigos da romantização dos padrões estéticos 

Thaís Carla – Foto: Divulgação

As redes sociais possuem grande poder nas influências e tendências de moda e beleza, mas a problemática se dá pelo reforço de padrões estéticos irreais, podendo desenvolver nas pessoas, que consomem este tipo de conteúdo, problemas de autoestima e uma busca por uma beleza inalcançável. Thaís Carla, uma das principais vozes da militância gorda e influencer que soma mais de 2,5 milhões de seguidores em suas redes sociais, faz um importante alerta sobre os perigos da romantização dos padrões estéticos dentro do mundo digital.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

De com o estudo realizado neste ano sobre gordofobia desenvolvido pela MindMiners, Thaís é uma das vozes mais relevantes da atualidade, mas sua militância gorda vai além da aceitação e luta contra a gordofobia, como pela conquista de direitos básicos como equipamentos adequados e atendimento digno para pessoas gordas que muitas vezes não possuem estruturas pensadas em seus corpos, bem como assentos nos transportes públicos e estabelecimentos como restaurantes, planejados para a diversidade de corpos.

Na direção contrária dos perfis que incentivam e romantizam padrões estéticos irreais, a influencer conquistou visibilidade por meio de seus conteúdos que promovem a autoaceitação e principalmente a busca pelo amor próprio, além da luta contra a gordofobia, quebra de tabus com corpos gordos.

“As redes sociais estão repletas de perfis que vendem “fórmulas mágicas” para alcançar um padrão de beleza irreal, sendo grande o incentivo por plásticas, procedimentos estéticos e dietas perigosas que influenciam seus seguidores a se submeterem a intervenções desnecessárias ou até desenvolverem problemas com a autoimagem por falta de condições para investir nos procedimentos, desencadeando problemas alimentares e até depressão. Estamos falando de saúde física e mental, não podemos ignorar essa romantização que afeta milhares de pessoas, principalmente a jovem geração, que é a que mais consome as redes sociais”, reflete Thaís.

Thaís Carla – Foto: Reprodução/Instagram/@thaiscarla

Com um de seus papéis como influenciadora, que aborda a normalização de corpos reais e promove a luta contra a gordofobia, Thaís fala sobre a importância de deixar de consumir conteúdos que reforçam estereótipos inalcançáveis.

“Minha dica é seguir perfis com pessoas reais, pessoas que têm corpos parecidos com o seu, fazer uma ‘faxina’ deixando de acompanhar conteúdos que te deixam para baixo. Cada um é de um jeito e o importante é ser feliz da forma que você é, se amando e evitando comparações com fotos que muitas vezes estão repletas de edições. Uma das minhas funções com o meu perfil é reeducar os olhos, para ensinarem a enxergar a beleza nos corpos naturais, ” finaliza a militante.

Mais de Lifestyle