Top

Como a meditação pode contribuir para melhorar seus treinos

Foto: Divulgação/iStock

O ato de meditar é uma prática antiga e acredita-se que sua origem vem da Índia, sendo propagada nos países vizinhos e em muitas religiões do mundo todo. A palavra meditar é originária do latim meditare, cujo significado é ”voltar-se para o centro, no sentido de desligar-se do mundo exterior” e “voltar a atenção para dentro de si”, ou seja, desconectar-se do mundo externo e ficar atento ao interior do ser. No sânscrito, idioma das escrituras clássicas das religiões surgidas no Nepal e na Índia, é conhecida como dhyana, pois se atinge através de exercícios denominados “dharana” – concentração.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Contribuindo no aumento do foco e da concentração, além de melhorar o estresse e resultar em um maior controle da pressão arterial e frequência cardíaca, por exemplo, a meditação tem se mostrado muito eficaz tanto para a saúde mental quanto física das pessoas, refletindo também diretamente nos resultados de quem pratica esportes e demais atividades físicas. O médico esportivo Fábio Peralta, em entrevista ao “Eu Atleta”, do portal GE, ressalta que a prática meditativa relaciona-se com a melhoria de quadros de depressão, ansiedade e dores físicas.

“A meditação melhora o padrão de sono, aumenta o poder de concentração e de relaxamento. Por tudo isso, é uma técnica muito utilizada por atletas, principalmente os de alto rendimento. O componente mental faz muita diferença quando o nível físico e técnico é muito alto, e os competidores se preparam para isso”, explica Peralta.

Um exemplo recente disso foi a declaração do skatista brasileiro Pedro Quintas, oitavo lugar na final olímpica do Skate Park, em Tóquio. Depois da última volta da sua bateria, o skatista disse “Fiz o meu melhor nesses últimos dias. Para essa última, sentei, foquei, fiz minha meditação e falei ‘é agora ou é agora’”.

Existem inúmeros e crescentes estudos científicos sobre os efeitos positivos da meditação sobre a saúde como um todo, que acontecem com a prática e o passar do tempo, seja  um dia, um mês ou um ano.

A rosca direta, assim como supino reto com barra, agachamento livre e levantamento terra, são considerados exercícios clássicos nos treinos de musculação, e estão na rotina tanto de atletas iniciantes, como avançados. Eles requerem muita concentração e disciplina do praticante, que pode conquistar, com a prática da meditação diária, mesmo que por alguns minutos, a mudança da sua percepção pessoal e do mundo, garantindo bem-estar físico e mental.

Mais de Lifestyle