Top

Aparelha Luzia lança a Escola Ancestral Aparelha Luzia de Arte, Cultura e Política

Erica Malunguinho – Foto: Nego Júnior

Inaugurada há 5 anos, a Aparelha Luzia se constituiu como território incontornável da produção e circulação cultural, política e artística negras em São Paulo, com a participação direta e engajada de dezenas de pensadores e criadores que pisaram neste Quilombo Urbano localizado na rua Apa, região da Barra Funda.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A partir desta trajetória pulsante de vivências e elaborações críticas, Erica Malunguinho, fundadora da Aparelha, pesquisadora, artista e atualmente deputada estadual em São Paulo, propõe agora a criação de uma ecola online vinculada ao Ilê.

Nasce assim a Escola Ancestral Aparelha Luzia de Arte, Cultura e Política, que tem como proposta central organizar e oferecer para um público amplo o que há de mais potente entre as epistemes e estéticas negras diaspóricas, por meio de uma perspectiva descolonial, fornecendo novas ferramentas para a compreensão de nossa história, política, arte e cultura.

O curso inaugural terá como tema “Artes e intelectualidades pretas: a ancestralidade como elo estético e político”. No primeiro módulo, de 7 aulas, os participantes serão apresentados aos fundamentos e princípios de nossas artes ancestrais.

“Nossos passos vêm de longe, e é nosso interesse identificar como esses princípios fundantes se desenvolveram, que impactos tiveram nas produções que vieram posteriormente, quais as dificuldades que enfrentaram para se realizar, que sujeitos estavam envolvidos nesse processo”, explica Erica, que oferecerá uma aula magna de abertura do curso, e atuará como mediadora dos encontros subsequentes.

Além de Erica, o curso contará com aulas ao vivo de nomes como Airton Krenak, líder indígena, filósofo e escritor, que abordará as tradições orais de nossas literaturas; e Vovó Cici, Mestra Griô que se dedica à transmissão das histórias e da cultura dos Orixás e tratará dos princípios de nossa dança e corporeidade. Outros grandes pensadores e pensadoras participarão do curso e seus nomes serão divulgados brevemente.

Aparelha Luzia – Foto: Mayra Sales

“Além da oportunidade de organizar conhecimentos ancestrais que têm o poder de mudar a forma como entendemos nosso mundo, a Escola também reforça a posição da Aparelha como um pólo difusor de conhecimento, e se tornará uma fonte constante de financiamento, contribuindo para a autonomia econômica de nosso quilombo”, completa Erica.

As matrículas estão abertas, e podem ser feitas por meio do site site do Sympla. Para mais informações, escreva para escola@aparelhaluzia.org.

Mais de Lifestyle