Top

Veja 10 dicas para realizar uma reforma rápida e eficiente

Projeto de Bruno Moraes – Foto: Luis Gomes

Muitas pessoas deixam de fazer melhorias em casa, seja por receio da obra custar caro, ou de ela demorar mais tempo do que o esperado. Exatamente por isso, vários problemas da residência vão sendo deixados de lado, o que pode gerar muita dor de cabeça no futuro. Então, será possível realizar uma obra ágil, acessível e com qualidade? A resposta é sim! Para incentivar nessa decisão e preparar o lar para uma nova fase, o arquiteto Bruno Moraes, do escritório Bruno Moraes Arquitetura, traz 10 dicas. Veja a seguir.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

1 – Conselho do arquiteto

O segredo para uma obra de sucesso se resume em disciplina, organização, um projeto detalhado, além de um cronograma bem definido. Isso deve ser seguido tanto pelos profissionais de arquitetura que a executarão, assim como pelos moradores que também devem contribuir com o bom andamento dos trabalhos. Há uma série de ações que devem ser realizadas cuidadosamente para que tudo ocorra de forma satisfatória. Quanto mais organizada e rápida a reforma, é melhor para todos”, afirma Moraes.

Os clientes e o escritório de arquitetura devem definir logo os pontos fortes do projeto, a fim de deixá-lo com a personalidade dos moradores.

2 – Profissionais experientes

Você conhece bem a equipe que vai trabalhar na reforma da sua residência? Tem indicações positivas da empresa? Já viu algum trabalho que foi executado? Se você quer realmente ter uma obra segura, é essencial que você contrate profissionais qualificados. Por isso, cuidado ao confiar em quem vende serviços por valores muito abaixo da média do mercado. Afinal, o que parece ser um bom negócio, pode sair caro depois, além do risco de ocorrerem atrasos. Mesmo assim, caso você queira dar uma chance a um profissional que ainda não conhece, comece o escalando para atividades mais simples (como a reforma de um pequeno cômodo, por exemplo), até que você tenha mais confiança. Mas nunca entregue obras grandes de cara.

3 – Mais do que um arquiteto, um amigo!

Para uma reforma completa e bem-sucedida, o ideal é que o cliente e o arquiteto contratado tenham uma relação transparente e amigável, de forma a definir o quanto antes cada detalhe. Evitem ao máximo deixar pendências ou pontas soltas no caminho, pois isso poderá atrasar a obra. Você tem dúvidas sobre o melhor tipo de revestimento? Peça ajuda para quem entende do assunto. Conversem, pensem juntos e combinem uma data limite para decidir o modelo.

Apartamento repleto de soluções de arquitetura e automação – projeto de Bruno Moraes Arquitetura – Foto: Luis Gomes

4 – Planejamento

Todo mundo conhece aquele ditado “a pressa é inimiga da perfeição”. Portanto, não adianta começar a reforma correndo, sem projeto e planejamento, pois os resultados não serão satisfatórios. Muita gente acha que é perda de tempo dedicar alguns dias a um planejamento bem feito, mas a partir disso, até meses de serviço podem ser economizados a depender do tamanho da obra. Por isso, antes do quebra-quebra, é muito importante que o escritório contratado apresente um projeto repleto de detalhes para seus clientes.

5 – Datas e ações

Muitos clientes sonham com uma data final para a reforma, apenas com base em expectativas, que podem acabar não se concretizando. Desse modo, para que o trabalho ocorra de forma ágil, um cronograma bem feito é de total importância. Peça para o seu arquiteto listar e fiscalizar cada passo da obra.

6 – Pontos críticos

Logo no princípio, é preciso identificar os pontos críticos, ou seja, aqueles que irão demandar mais trabalho e tempo. Assim será possível “atacá-los” mais rapidamente e de forma estratégica. Por exemplo, se você verificar que a marcenaria será um dos itens com entrega mais demorada, então é possível pedir para a equipe de obras priorizar os locais onde será instalada a marcenaria, para que a visita do marceneiro aconteça o quanto antes. Dessa maneira, ele fará as medições e iniciará a sua função mais rapidamente.

7 – Pedidos com antecedência

É muito comum ver obras paralisadas ou sendo realizadas parcialmente devido à falta ou atraso de materiais de construção. Por isso, pedir tudo com antecedência é a solução. “Aqui, no meu escritório, temos um processo bem organizado. O coordenador fica com a responsabilidade de solicitar a lista de materiais antecipadamente, com base na fiscalização diária dos estoques. Esse pedido então vai para o nosso setor de compras, que tem até 3 dias para organizar, comprar e formalizar a entrega”, explica Moraes. Pesquisar e comparar os preços de materiais, móveis e demais objetos da reforma é essencial.

Projeto de Bruno Moraes Arquitetura – Foto: Luis Gomes

8 – Orçamentos 

Também é importante lembrar que os orçamentos, tanto dos materiais, quanto da obra em si, devem ser solicitados, pesquisados e comparados bem antes de tudo começar. “Nunca feche uma reforma sem ter a planilha de custos correta, atualizada e detalhada, item por item. Afinal, com a informação de quanto você vai gastar em mãos, será bem mais fácil sua família se planejar financeiramente, verificar se há recursos suficientes, ou até mesmo se será necessária a realização de algumas mudanças no projeto”, aconselha o arquiteto.

9 – Demandas do mercado

No momento atual, diversos itens estão com falta de abastecimento. Portanto apenas orçando e solicitando antecipadamente, é que você saberá os reais prazos de entrega de cada produto com os vendedores especializados.

10 – Documentação necessária

O arquiteto ou engenheiro também é o responsável por emitir o RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) ou a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), indispensável para obras em apartamentos. O documento é necessário em função da nova Norma de Reformas da ABNT (NBR 16.280), que estabelece a atuação de um profissional responsável pelo projeto e que fiscalize a execução da obra. “A medida visa a segurança de todos”, conclui o profissional.

Mais de Lifestyle