Top

 Praticar atividade física ao ar livre é um hábito altamente benéfico

FOTO: Divulgação/iStock

Foi difícil manter-se ativo durante a pandemia de Covid-19. Por causa das medidas de restrição contra o novo coronavírus, as academias e os centros de treinamento tiveram de fechar as portas por tempo indeterminado, e os alunos precisaram adaptar a rotina de exercícios para o chamado “novo normal”. Até os atletas olímpicos tiveram de criar maneiras de se preparar para a competição mais importante de suas vidas.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Esse cenário impactou a saúde física e mental da população. A falta de atividade física pode levar ao aparecimento de diversas doenças crônicas, como a obesidade, além de agravar os transtornos mentais, principalmente a ansiedade e a depressão. Dados de uma pesquisa feita pela Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP, durante a pandemia, mostram que o sedentarismo esteve associado ao aparecimento de diversos malefícios, como aumento dos níveis de insulina e triglicérides.

Com o avanço da imunização, aos poucos, a população tem retomado a velha rotina. Embora muitas pessoas ainda tenham receio de voltar à academia, por causa do risco de contágio, existe uma alternativa igualmente eficiente e mais agradável: a prática de exercícios ao ar livre. Depois de tanto tempo em quarentena, entrar em contato com a natureza pode ser relaxante e prazeroso.

Existem diversas atividades que podem ser feitas ao ar livre – desde as mais comuns, como caminhada, corrida e andar de bicicleta, até as menos óbvias, como parkour, escalada e airsoft. Não existe fórmula mágica, e o importante é colocar-se em movimento. Aliás, os benefícios são muitos. Além de evitar o sedentarismo, fazer atividade física cercado pela natureza melhora o humor e até reduz o estresse, contribuindo para a saúde física e mental.

Além disso, aproveitar o ar puro e o sol é sempre algo que melhora o nosso dia. Agora que aprendemos a evitar lugares fechados e sem ventilação, praticar esportes em praças, parques e quadras abertas é uma ótima maneira de se proteger e proteger os demais. Ainda não sabemos quando a pandemia vai acabar, então o ideal é continuar mantendo os mesmos hábitos, como o distanciamento social. Ainda assim, dá para interagir com os outros. Uma partida de tênis, por exemplo, exige o mínimo de contato.

Os benefícios da atividade física já são conhecidos, mas, quando ela é feita ao ar livre, pode se tornar ainda melhor. Manter-se ativo é vital quando se trata de melhorar sua saúde, tanto física, quanto mental. O contato com a natureza deixa a rotina de exercícios ainda mais prazerosa.

Mais de Lifestyle