Top

Klebio Damas estreia série de vídeos sobre educação financeira para jovens

Foto: Divulgação

O influenciador digital Klébio Damas, que tem mais de 780 mil de seguidores no Instagram, se uniu com a Serasa Ensina para estrear uma série de vídeos no YouTube para falar sobre vida financeira e rendimentos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Nesta primeira temporada, que terá seis vídeos, o foco será falar sobre organização financeira para os jovens adultos – em especial, os da geração Z. Os vídeos abordarão os desafios enfrentados por este público e as principais dicas para cada etapa, de uma forma leve e descomplicada para o público.

Em papo exclusivo com o RG, Damas diz que o foco nos mais jovens é bem relevante porque, para ele, transformar a mente sobre este tema é muito necessário pois – quase sempre – não se fala de dinheiro com crianças, adolescentes e não se cria um hábito de investimentos do nada.

“Queremos mudar a cabeça das pessoas porque no Brasil a gente é criado com muitos tabus sobre dinheiro. Não adianta querermos que as pessoas invistam ou lidem bem, sendo que nunca foram ensinadas”, contou.

Filho de comerciantes, para ele, a convivência com dinheiro sempre foi frequente. “Nunca me pararam e me colocaram para estudar, mas acredito que escutar falar de dinheiro o tempo todo, tornou algo mais palpável”, disse, completando que a dinâmica da mesada o ajudou muito.

“Acredito que essas pequenas atitudes foram me ajudando a ser mais organizado com o dinheiro e a pensar nele a longo prazo”, finalizou. Leia íntegra da entrevista sobre este tema a seguir.

RG – Qual a mensagem que você quer passar com esses vídeos?

Klébio Damas – O maior foco é falar sobre educação financeira, principalmente para as pessoas que estão entrando no mercado de trabalho e ganhando dinheiro pela primeira vez, para começarem a pensar em seu futuro. Sei que no Brasil quase não tem educação financeira e quero usar minha influência e meu conhecimento para ajudar as pessoas, porque sempre gostei, valorizei e sei o quanto isso me ajudou na minha adolescência. Mudei para São Paulo com 18 anos e, desde os meus 15, já via o dinheiro como uma porta de entrada para uma vida melhor no futuro e quero que as pessoas enxerguem isso.

RG – O que você espera dessa primeira temporada de vídeos com a Serasa?

Klébio Damas – A primeira temporada é focada nas pessoas que ainda não tem esse conhecimento financeiro. Nosso foco principal é geração Z. Queremos mudar a cabeça das pessoas porque no Brasil a gente é criado com muitos tabus sobre dinheiro. Não adianta querermos que as pessoas invistam ou lidem bem, sendo que nunca foram ensinadas. As escolas não falam sobre isso. Nas famílias, muitas vezes, as pessoas também não aprenderam e acabam não falando. Acho bacana usar nossa influência para fazer com que as pessoas tenham um futuro melhor e lidem melhor com o dinheiro a longo prazo.

RG – Falando nisso, como é sua influência na Geração Z?

Klébio Damas – Uma coisa boa é que entendo do universo dos millenniums e da geração Z. Sou um dos mais velhos da geração Z, porque nasci em 1996. Sou do começo. Daqueles que paga seus boletos, mas também faz dancinha no TikTok. Acho isso muito legal, porque posso usar minha experiência de ser um pouco mais velho, comparado a essa geração, mas sei usar a linguagem da geração atual porque estou nela. Cresci na internet, comecei falando de livros, depois de sexualidade e, atualmente, falo muito da minha vida e de questões financeiras.

RG – Você diria que teve uma educação financeira? Você busca conteúdos, seja na internet, livros, entre outros, para aprender mais sobre finanças?

Klébio Damas – Tive uma educação financeira dos meus pais. Eles sempre pensavam e falavam muito em dinheiro, porque os dois sempre tiveram comércio. Eles nunca me pararam e me colocaram para estudar, mas acredito que escutar falar de dinheiro o tempo todo, tornou algo muito mais palpável, sabe? Outra coisa que me ajudou bastante foi a mesada (mesmo pequena) que recebia dos meus pais. Acredito que essas pequenas atitudes foram me ajudando a ser mais organizado com o dinheiro e a pensar nele a longo prazo.

RG – Pensando nisso, qual a importância do quadro ter sido feito pensando, principalmente, em pessoas jovens?

Klébio Damas – O diferencial é ter sido feito pensando, principalmente, nessas pessoas que estão nos primeiros passos de suas carreiras. Não à toa que damos dicas de como ganhar dinheiro a longo prazo, de como melhorar sua carreira, ganhar mais mesmo com custos e outros assuntos porque não adiantaria nada falarmos sobre investimentos para pessoas que tem 10, 20 mil reais guardados, sendo que essas pessoas nem começaram a guardar dinheiro. De fato, precisamos ensinar como guardar agora para, no futuro, fazerem isso.

Mais de Lifestyle