Top

Luz, pose e ângulo: o que considerar para tirar fotos profissionais em casa?

Foto: Aleksandar Nakic/Divulgação/Istock

Sabe quando você está caminhando pela rua, vê algo interessante e faz um clique para postar nas redes sociais? É difícil imaginar, mas houve uma época em que isso não era possível. Tirar uma ótima foto era um processo trabalhoso, que exigia uma câmera profissional, um estúdio com os equipamentos necessários e softwares de edição complicadíssimos.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Hoje, a maioria de nós utiliza o próprio celular para tirar fotos. É prático, porque está ao alcance da mão, e não tem segredos, pois um toque é o suficiente para capturar uma cena. A verdade é que os smartphones melhoraram bastante nos últimos anos e agora podem produzir imagens de alta qualidade –  de 12 até incríveis 64 megapixels -, com uma, duas, três ou quatro lentes, rivalizando com muitas câmeras automáticas.

Mas, se você quer que suas fotos pareçam um pouco mais profissionais, é preciso se atentar para os detalhes. Não importa se você está tirando uma selfie, fotografando o seu café da manhã ou tentando capturar o melhor ângulo do produto que está vendendo – com alguns truques, dá para conseguir efeitos incríveis e arrasar nas redes sociais, com fotos feitas em casa com o seu smartphone.

Iluminação é tudo!

Primeiro, encontre um cômodo na sua casa com uma janela bem iluminada. Quanto maior a janela, mais luz natural vai entrar no cômodo. Posicione a pessoa ou o objeto fotografado de frente para a luz e voilà! Se você tiver de fazer uso de iluminação artificial para obter fotos brilhantes o suficiente, opte por luzes brancas e fique longe daquelas que lançam um tom amarelo sobre o objeto da foto.

Encontre o melhor ângulo

Às vezes, o ângulo errado pode acabar com o que seria uma linda foto! Portanto, faça vários testes antes de decidir pelo clique perfeito. Uma das melhores coisas de fotografar com o smartphone é que você pode tirar quantas fotos quiser e avaliar os resultados imediatamente. Além disso, existe a opção de tirar várias fotos seguidas enquanto se posiciona (ou posiciona o objeto) de formas diferentes. Depois, é só selecionar as melhores!

Escolha um smartphone com uma boa câmera

Hoje, a maioria dos celulares consegue tirar fotos boas o suficiente para serem publicadas em redes sociais e até em sites. Quanto maior a contagem de megapixels, melhor as fotos ficarão. Procure um modelo mais recente, com uma câmera de 12 megapixels ou mais, como o iPhone 11, para resultados melhores.

Use aplicativos de edição de imagens

Achou que ficou faltando algo na sua foto e quer dar um up no brilho? Use um aplicativo de edição de imagem para obter os efeitos desejados. Alguns smartphones vêm com apps próprios, mas há muitos outros softwares que oferecem de alterações mais básicas, como filtros, até as mais avançadas.

Mais de Lifestyle