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Boticário apresenta Planeta Plástico para alertar sobre descarte de embalagens cosméticas

Foto: Divulgação

O Boticário apresenta o Planeta de Plástico em realidade aumentada com o objetivo de promover reflexão na sociedade sobre o descarte irresponsável de resíduos. Em 2021, o Boticário sela seu compromisso: embalagens de cosméticos retornadas nas lojas da marca serão transformadas em espaços escolares sustentáveis. Há 44 anos trabalhando com sustentabilidade, a marca mostra a real dimensão da problemática do lixo em um planeta coberto por plástico e convida as pessoas para fazerem parte da solução estimulando a cocriação de um futuro transformado pela educação.

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O Brasil é o 4º País que mais produz plástico no mundo, e apenas 1,28% desses resíduos são reciclados. Esses dados alarmantes revelam um Planeta de Plástico com imagens perturbadoras e, durante a experiência, o usuário desbrava um local inóspito, sem vida e repleto de lixo. As telas digitais – disponíveis na experiência por meio do mobile e desktop, apontam que os resíduos plásticos que habitam esse planeta ultrapassam a extensão do Rio Tietê, em São Paulo; são suficientes para cobrir toda a Chapada Diamantina, na Bahia; e que, se até 2050 a sociedade não repensar sobre o descarte responsável, o planeta Terra será um deserto com 34 bilhões de toneladas de plástico.

A partir do segundo semestre de 2021, a marca entrega, via Boti Recicla, maior programa de logística reversa em pontos de coleta no segmento de beleza do País, uma ação de transformação e desenvolve espaços escolares sustentáveis. São 15 espaços escolares sustentáveis em escolas públicas pelo País, que recebem locais de 30 m² compostos, aproximadamente, por 2,2 toneladas de plástico reciclado. A entrega dos espaços é o processo de um ciclo que nunca acaba e que se inicia com o convite para conscientização feito pela marca a partir do Planeta de Plástico.

Foto: Divulgação

“O Planeta de Plástico não é apenas uma realidade aumentada, ele já existe – nós só não estamos vendo. Essa versão aponta para a dimensão do problema e se torna uma poderosa ferramenta de conscientização. Com ajuda da sociedade, o Boticário vai tangibilizar impacto positivo, fomentando a educação em escolas pelo Brasil e perpetuando um ciclo de consciência que nunca acaba. Acreditamos em um futuro possível, transformado pela educação”, afirma Renata Gomide, Diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

A jornada de sustentabilidade do Boticário é perene – em 2006, a marca criou o Boti Recicla, maior programa de logística reversa em pontos de coleta no segmento de beleza – são cerca de 4.000 pontos espalhados em 1.750 municípios brasileiros. Em 2020, deu vida a um projeto inédito, transformando resíduos plásticos em uma Pop Up Sustentável no Parque Ibirapuera, e em mais oito lojas sustentáveis espalhadas pelo Brasil – o plano de abertura ainda prevê, aproximadamente, 17 lojas no mesmo formato para 2021. O Boticário acredita que tem um papel importante na conscientização e transformação da sociedade, mas entende que a população e outras marcas precisam caminhar juntas para gerar maior entendimento do problema. A mobilização conjunta é essencial para mudar o futuro do planeta.  A transformação de uma embalagem é o começo de um novo futuro.

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