Top

RS: 3 vinícolas para conhecer no Vale dos Vinhedos

Foto: Kelsey Knight/Unsplash

Bento Gonçalves, cidade localizada no Rio Grande do Sul, é conhecida como a capital brasileira do vinho e da uva, pois além de ser um grande polo moveleiro, também é uma das principais regiões do País dedicadas ao enoturismo, já que possui diversos vinhedos e vinícolas que se tornaram pontos turísticos marcantes na cidade, especialmente a região do Vale dos Vinhedos – pertencente ao município de Bento Gonçalves e cidades vizinhas, como Garibaldi e Monte Belo do Sul.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Por isso, quem passa pela cidade deve conhecer as melhores vinícolas no Vale dos Vinhedos, área de 80 quilômetros dedicada aos vinhos. “Aos enófilos e viajantes em geral, conhecer as vinícolas da região é parada obrigatória, já que o Vale dos Vinhedos abriga as mais conceituadas vinícolas do País, com produção de vinhos e bebidas à base de uva da melhor qualidade”, destaca Eric Ferreira, fundador da Del Vino Wine Club. Inclusive, a região possui o selo de Denominação de Origem desde 2012, maior reconhecimento de qualidade para vinhos e espumantes.

Com cerca de 30 vinícolas, desde pequenas propriedades rurais a adegas boutique, pode parecer difícil traçar o roteiro ideal para uma viagem até o Vale dos Vinhedos, mas pensando nisso, separamos três boas vinícolas ali presentes. Confira abaixo, planeje sua viagem e aproveite cada detalhe, degustando bons vinhos e apreciando as belíssimas paisagens da Serra Gaúcha.

Casa Valduga

Fundada em 1875, a Casa Valduga tem origem familiar, mas ao longo dos anos se transformou em um complexo enoturístico, sendo a precursora na prática de atividades enoturísticas.

Atualmente, é uma das vinícolas mais renomadas do País e possui dedicação especial aos espumantes. Seu espaço no Vale dos Vinhedos possui excelente infraestrutura, com restaurantes, pousada e enoboutique. Os turistas podem conhecer a Casa Valduga por meio de visitas guiadas, além de que a vinícola oferece cursos e experiências de degustação.

Vinícola Cave de Pedra

Fundada em 1997, a Cave de Pedra é uma das primeiras vinícolas boutique do Brasil. Possui este nome, pois foi construída inteiramente em pedra basalto e sua arquitetura faz referência aos castelos medievais. Inclusve, sua estrutura favorece a manutenção das temperaturas ideais para que os vinhos façam um bom amadurecimento e envelhecimento.

Oferece aos visitantes tour técnico guiado com acesso exclusivo ao interior da vinícola e aos vinhedos demonstrativos. A visita inclui degustação e acesso às caves subterrâneas e às torres do castelo.

Vinícola Capoani

Fundada pela Família Capoani – atuantes na região desde o final do século 19 -, a vinícola Capoani teve seu início com o cultivo de uvas Chardonnay em 1973. Contudo, somente em 2009, a família passou a se dedicar aos vinhedos integralmente e, em 2010, produziram a primeira safra, renovando os vinhedos e dando vida à própria vinícola.

A história familiar está presente em todo o processo de produção e comercialização dos vinhos e, buscando demonstrar isso aos visitantes, as visitações incluem diferentes tipos de degustação, além de trazer opções de gastronomia, propondo uma experiência única de harmonização com pizzas de fermentação natural e tábuas de frios, por exemplo.

Mais de Lifestyle