Top

Conheça 5 curiosidades incríveis sobre Mata Atlântica por Anna Laura Wolff

Foto: Divulgação

Um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, a Mata Atlântica é considerada o bioma mais rico do mundo, com cerca de 22 mil espécies de animais e vegetais, sendo oito mil exclusivamente do ambiente natural.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Além disso, a região reúne grande potencial turístico, cultural e histórico que ajuda a preservar o bioma, estando presente em mais de 22 estados da federação.

A jornalista e criadora de conteúdo Anna Laura Wolf não poderia deixar de desvendar as curiosidades e belezas naturais deste bioma por meio de um turismo consciente.

E não precisa ir muito longe: em Tapiraí, região metropolitana de Sorocaba, a poucas horas da capital de São Paulo, você está em plena Mata Atlântica. Um mundo totalmente diferente da correria do cotidiano para conhecer e relaxar com toda beleza e diversidade da floresta tropical.

Para quem ama viajar e deseja conhecer os paraísos escondidos pelo Brasil, ela separou cinco curiosidades sobre Mata Atlântica, que descobriu durante sua recente viagem para  esse paraíso de pureza, além de  lugares encantadores.

Foto: Divulgação

1 – É possível fazer uma viagem de imersão pelo bioma da Mata Atlântica no eco lodge de selva Salve Floresta, a 3h de SP, no município de Tapiraí, com dezenas de trilhas e cachoeiras que colocam o viajante em contato com a natureza;

2 – Experiências na Mata Atlântica como a observação de pássaros na torre edificada na copa das árvores do Salve Floresta que rende fotografias incríveis no meio do verde, o deck de meditação em meio à mata e de frente pro rio e o caiaque pela Represa Alecrim podem ser vivenciadas pelos hóspedes do Salve Floresta;

3 – A Cachoeira do Chá é uma das atrações mais lindas da Mata Atlântica paulista: com queda d’água de cerca de 30 metros de altura, no município de Tapiraí, pode ser visitada através de uma trilha de 1 km beirando o Rio Corujas e passando por uma piscininha natural;

4 – A floresta é a nossa casa, abrangendo cerca de 15% do território nacional em 17 estados: a Mata Atlântica é o lar de 72% da população brasileira – provavelmente o bioma está presente na sua cidade em parques, reservas e áreas verdes. Hoje, contudo, resta apenas 12% da Mata Atlântica original. É uma das áreas mais ricas de biodiversidade do planeta e, ao mesmo tempo, a mais ameaçada. Representando 0,8% da superfície terrestre, nela estão mais de 5% das espécies de animais e vegetais do mundo – e das 633 espécies animais ameaçadas do Brasil, 383 são da Mata Atlântica;

5 – A Mata Atlântica é casa de mamíferos brasileiros emblemáticos como a onça-pintada, o mico-leão dourado, o tamanduá-bandeira, o bicho-preguiça, o bugio, a jaguatirica, o tatu-canastra, o veado-campeiro, entre outros.

Mais de Lifestyle