Foto: Divulgação
No último ano, muitas pessoas tiveram que mudar a rotina para se adaptar a uma nova realidade: trabalhar de casa ou em espaços não adaptados, ficar muito tempo no mesmo lugar e na mesma posição, cuidar da postura, combater o estresse e a ansiedade, por exemplo. Isso fez com que a procura por atividades que proporcionam o bem-estar integral aumentasse.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
O ioga foi uma das práticas que ganhou mais adeptos, incluindo o estilo Ioga Vinyasa que, de forma mais dinâmica e rápida, conecta o corpo, mente e espírito em uma única atividade, refletindo em um corpo mais saudável.
Este estilo de ioga surgiu por volta dos anos 1970 nos Estados Unidos e trouxe posturas mais fluidas e que exigem integração entre a respiração e o movimento. A grande diferença da prática é que não há sequências fixas de posturas e as sequências são criadas de forma única por cada instrutor obedecendo as principais etapas de evolução de cada movimento.
“A Vinyasa tem diferentes sequências, que são feitas de forma mais rápida, já que as posturas são ligadas uma à outra. Isso faz com que a prática fique muito mais dinâmica e ágil, porque o tempo que a pessoa fica na postura é bem menor”, explica Bruna Paludetti, professora de ioga e criadora da assinatura online “yoga com a Bruna”, plataforma que visa levar um ioga de qualidade e acessível para todos.
Segundo a orientadora de ioga, o ritmo acelerado traz diversos benefícios para o corpo ao longo do tempo, melhorando desde a musculatura até a parte cardiorrespiratória, com posições de alto desempenho que forçam seu corpo a produzir mais energias.
“Como a aula é feita em sequência, o instrutor tem liberdade de montá-las de acordo com seus objetivos. Além do fortalecimento muscular, a Vinyasa promete mais flexibilidade, força, equilíbrio e, ainda, um maior gasto calórico. Dessa forma, o aluno conhecerá gradualmente o seu corpo e se desafiará a ir além dos limites pré-estabelecidos, já que a prática é um ótimo exercício de autoconhecimento”, explica Bruna.
O ioga Vinyasa não tem restrições ou limitações, tudo irá depender do seu corpo, pois é preciso ter disciplina e perseverança. “O adepto precisa ter consciência de que existe um caminho e diversos degraus. Você vai passando por várias posturas, sempre lembrando que se deve realizar um passo de cada vez, além de ter um profissional que te oriente no alinhamento correto do corpo e execução das posturas para evitar lesões e garantir um maior aproveitamento da prática em prol do seu corpo”, recomenda Bruna.
A especialista Bruna Paludetti listou cinco benefícios do ioga Vinyasa Flow, que vão fazer você querer começar a praticar já!
Aumenta a concentração
Com a prática frequente dos exercícios, um dos principais benefícios é a melhora na concentração, memória, coordenação motora e no coeficiente intelectual. Aliado às posturas físicas, o ioga proporciona uma maior capacidade de resolver problemas e recordar informações. Assim, a tranquilidade obtida por meio das posturas e meditação ajudam no controle de pensamentos negativos e estressantes.
Tonifica os músculos
As movimentações, exercícios, técnicas e posturas desta atividade podem melhorar a resistência, fortalecimento, definição, tonificação dos músculos e o aumento de massa magra. Com isso, melhora o desempenho do corpo para atividades físicas e tarefas diárias.
Melhora o condicionamento cardiovascular
O seu condicionamento cardiovascular também será uma das funções que melhoraram durante a prática do exercício, ajudando na redução do estresse, por meio de exercícios respiratórios e posturas relaxantes.
Melhora a flexibilidade
As posições do ioga ajudam no ganho da flexibilidade, no qual trabalham o conjunto cardiorrespiratório, força e a composição corporal. Assim, quanto mais você praticar, mais flexibilidade e movimentos para outras atividades físicas você terá.
Contribui com o gasto calórico
O ioga Vinyasa é uma prática mais dinâmica e ágil do que o convencional. Dessa forma, acelera o metabolismo e contribui na queima de calorias durante suas posições. O resultado na balança é perceptível com o combo de exercícios e uma boa alimentação.