Top

Instituto Artium abre as portas em São Paulo

Foto: Divulgação

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público com exposição coletiva inédita intitulada “Semana de 21”. Com curadoria do também artista plástico e fotógrafo Alberto Simon.

 

Foto: Divulgação

Localizado na rua Piauí, 874, no bairro Higienópolis, a propriedade de 1.700 metros quadrados e arquitetura eclética, foi construída no estilo Luis XVI e passou por um minucioso trabalho de restauro visando a manutenção e recuperação do patrimônio histórico. A estrutura foi construída em 1920 e 1921.

Foto: Divulgação

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O palacete Stahl, de arquitetura eclética, tinha objetivo hospedar a primeira representação diplomática da coroa da Suécia em São Paulo e servir de residência ao cônsul, o comendador Gustav Stahl.

Foto: Divulgação

Em 1924 foi comprado pelo coronel José de Souza Ferreira, cafeicultor em Itapira (SP) e se tornou residência unifamiliar. O banqueiro e fazendeiro Francisco José Pereira Leite adquiriu o imóvel em 1932.

Foto: Divulgação

O Império do Japão adquiriu a residência em 1940, para servir como território consular e hospedar seu cônsul-geral. Com o ataque a Pearl Harbour, em dezembro de 1941, o corpo diplomático japonês deixou o Brasil, um ano depois, e passou a guarda para a representação diplomática da Espanha na cidade e, depois, à guarda da Coroa da Suécia. Em 1951, o palacete foi reaberto pelo governo do Japão, como escritório de representação. Em 1952, após o pleno restabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Japão o palacete readquire status diplomático e passa a ser utilizado como residência consular.

Foto: Divulgação

Em 1970, o então cônsul-geral Nobuo Okuchi foi sequestrado no cruzamento das ruas Alagoas e Bahia, também no bairro de Higienópolis, por um grupo contrário ao governo. Ele foi libertado cinco dias depois em troca de presos políticos. Dez anos depois, o governo do Japão transferiu sua residência consular e o palacete Stahl perdeu seu uso.

Foto: Divulgação

Em 1980 tem início um período marcado por décadas de severa deterioração, até ser tombado, em 2005, pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo). O palacete Stahl é reconhecido como patrimônio histórico. O atual proprietário o adquire em 2007. Em 2009 tem início as obras para restabelecer a habitabilidade do palacete.

Foto: Divulgação

A partir de janeiro de 2020, o Instituto Artium transferiu sua sede para o imóvel e dá início ao cumprimento da determinação do Conpresp de restaurar sua fachada com a remoção da pintura e massa acrílica acrescidas, revelando sua textura original recoberta por massa cimentícia áspera, colorida por velatura especial, que remete ao limestone francês, característico das construções da época. Além disto, são restauradas algumas características ornamentais e decorativas internas, originais de sua construção.

Foto: Divulgação

Exposição “Semana de 21” 

Na mostra “Semana de 21”, as obras não pretendem “dialogar” com o espaço, mas evidenciar o contraste que representam os 100 anos desde sua construção até sua reabertura como Instituto Artium. A exposição é guiada por uma produção atual de artistas de diversas gerações que fazem uso de diferentes suportes e promovem uma reflexão do momento atual e do retorno à normalidade em um mundo pós pandêmico. “A ‘Semana de 21’ é uma exposição que celebra a diversidade de linguagens e mídias, sem uma proposta de coesão visual ou de conteúdo, que representa a enorme complexidade do mundo atual por meio de obras de 18 artistas,” afirma Alberto Simon, curador da exposição.

Foto: Divulgação

O espaço expositivo é organizado em duas salas internas e o jardim externo. A mostra se encerra em 24 de outubro de 2021, e tem acesso gratuito ao público. O espaço está com a capacidade reduzida seguindo as orientações do governo estadual em relação à pandemia de Covid-19.

Foto: Divulgação

“A Comgás nos últimos anos vem atuando no fomento à cultura, esporte e inclusão. Apoiar a exposição ‘Semana de 21’ representa o nosso compromisso de transformar a vida das pessoas por meio do acesso à cultura e a história”, destaca Mariana Abuzaid, gerente de Comunicação Institucional e Sustentabilidade da Comgás.

Foto: Divulgação

Mais de Lifestyle