Top

Efeito Fadinha: 4 dicas para aprender a andar de skate

Foto: Reprodução/Instagram/@rayssalealsk8

Pela primeira vez nas Olimpíadas, o skate foi uma das modalidades que mais cativaram os brasileiros. Além do entusiasmo com as competições olímpicas, adultos e crianças também se interessaram em aprender a andar sobre as quatro rodinhas. De acordo com o GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil, a busca por aulas de skate aumentou 165% em julho, em relação ao mês anterior. Com o objetivo de ajudar os iniciantes a adotarem o novo hobbie, Juliano Gallo, professor de surf e skate cadastrado na plataforma, selecionou algumas dicas para aqueles que ainda não sabem por onde começar. Veja a seguir.

O tipo de skate

As opções de skates são muitas e os iniciantes podem se sentir perdidos sobre qual modelo escolher. De acordo com Juliano, o skate mais adequado depende da estatura do skatista, mas é importante ter em mente que quanto maior o skate, maior é a estabilidade que ele proporciona. Entretanto, em detalhes, há alguns modelos com finalidades/objetivos mais específicos. Por exemplo, o skate “cruiser” é voltado para locomoção urbana, pois suas rodas maiores proporcionam mais estabilidade em superfícies irregulares, mas impedem manobras. Além disso, o “longboard”, caracterizado por um shape mais longo, tem uma dinâmica que permite altas velocidades sem abrir mão da estabilidade.

Segurança em primeiro lugar

Muitas quedas fizeram parte das competições de skate e apesar dos atletas saírem sorridentes diante do tombo, os iniciantes não devem menosprezar a utilização de itens de segurança. Acessórios como joelheiras, capacete, cotoveleiras e munhequeiras são indispensáveis. Com tais equipamentos, as quedas iniciais serão menos dolorosas até que o praticante aprenda a cair. O segredo é saltar do skate assim que perceber que irá se estatelar no chão.

Foto: Reprodução/Instagram/@rayssalealsk8

Calçados

Outro item que os iniciantes não podem menosprezar é o calçado usado no momento de andar de skate. Em suma, é preciso que seja algo confortável e que não machuque os pés. Em detalhes, é importante se atentar em escolher um tênis que tenha o solado reto e mais grosso. Os que contém sola de borracha são interessantes, pois evitam que a pessoa escorregue em cima do shape.

Contratação de um profissional

É possível aprender a andar de skate de forma autodidata, mas contar com a assistência de um profissional pode tornar as coisas bem fáceis. “Um professor de skate fornecerá uma vivência diferenciada sobre o esporte, conseguirá ensinar inteligência emocional para vencer desafios e trará dinamismo para que a prática não caia na monotonia. Por fim, mas não menos importante, o instrutor também ajudará o aluno a criar seu estilo próprio”, explica Gallo, que sempre teve contato com esportes radicais e se formou como educador físico em 2015.

Para contratar aulas de skate, basta acessar o GetNinjas pelo aplicativo ou site, procurar pela categoria “Aulas”, depois “Esportes”, selecionar a modalidade skate e preencher mais detalhes sobre o que precisa. Após isso, o consumidor aguarda o contato de até quatro professores, via e-mail ou telefone que foi disponibilizado, para realizar a negociação e o pagamento fora do app. Para mais informações, acesse o site www.getninjas.com.br

Mais de Lifestyle