Top

Dicas para harmonizar diferentes tipos de carnes e vinhos

Foto: Pixabay

Degustar uma boa taça de vinho é quase um ritual, seja para enófilos ou apreciadores ocasionais da bebida. Mas é preciso combinar o líquido de forma correta com carnes, por exemplo. Joca Ururahy, sócio-fundador da House of Wine, dá algumas dicas para uma boa combinação.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Carne Vermelha – A harmonização perfeita depende de algumas variáveis, como, por exemplo, é preciso levar em conta modo de preparo, ponto de cozimento, tempero, molho, quantidade de gordura, tipo de corte etc. Mas, no geral, vinhos tintos sempre são uma ótima bebida.

Sugestão para harmonizar – L’Entrecote

Características – Original de Languedoc Roussilon, uma das regiões que mais produz vinhos na França. A bebida é fácil de beber, marcante, intenso e conta com 30% de Cabernet Sauvignon, 40% de Merlot e 30% de Syrah. Tem uma intensa cor rubi com reflexo violáceo e aromas de frutas vermelhas frescas com nuances de especiarias como baunilha e pimenta preta.

Pernil – Carne suculência e com gordura aparente precisa de algo mais leve para harmonizar acentuando seu sabor.

Sugestão para harmonizar – Quinta do Vallado Reserva Field

Características – Elaborado a partir e Vinhas Velhas com mais de 100 anos, exibe tonalidade violácea escura, quase opaca e aroma muito concentrado balsâmico d emadeira, figo, notas de chocolate e tabaco. O sabor é bastante encorpado, carnudo com taninos maduros e redondos. Grande potencial de guarda até 2040.

Frango – Um filé de peito de frango ou coxas e sobrecoxas, que são mais suculentas, oferecem um grande leque de combinações. Esse tipo de carne pede vinhos mais aromáticos e com mais acidez.

Sugestão para harmonizar – Don Guerino Sinais Sauvign

Características – Vinhedos localizados em Vacaria (RS), Campos de Cima da Serra. Vinho jovem, aromático com notas de frutas cítricas, maracujá, goiaba e sutil vegetal, ideal para consumo rápido. O sabor é intenso e refrescante com longa persistência.

Carnes exóticas (Avestruz) – A carne é vermelha e rica em ferro, fibrosa, mas se comporta como branca, podendo ficar seca dependendo do modo de preparo. Neste caso, ela precisa de algo com acidez para harmonizar. A dica é bebidas provenientes de clima mais frio que preservam a acidez do vinho até porque a carne avestruz é levemente adocicada o que facilita a composição do Malbec e mantendo seu teor alcólico.

Sugestão para harmonizar: Zuccardi Concreto

Características – Trata-se de um 100% Malbec, originado no vinhedo da Família Zuccardi chamado Piedra Infinita, muito rochoso e com rico depósito de material calcário. Seu aroma combina herbáceos com frutas vermelhas, que também estão presentes no paladar, mas lá ganham toques minerais únicos e grande acidez.

Mais de Lifestyle