Top

Como escolher o tipo certo de vinho na hora de presentear

Foto: Kelsey Knight/Unsplash

Não é novidade que uma taça de vinho ao anoitecer sempre é uma boa pedida. Justamente por isso, a bebida é figura carimbada em qualquer celebração. Entretanto, na hora de presentear, muitas pessoas ainda não sabem como acertar em cheio no rótulo. O sommelier Leandro D’Kessadjikian indica que os vinhos podem ser surpreendentes.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Além de agradar o paladar, o vinho é uma bebida perfeita para ser compartilhada em conjunto, gerando boas conversas e fortalecendo vínculos”, afirma. Para identificar o vinho ideal para cada tipo de pessoa, é importante conhecer bem sua personalidade e preferências em relação à bebida.

“Segundo um estudo americano, entre as características das pessoas que bebem mais vinhos brancos estão extroversão, curiosidade, sarcasmo e perfeccionismo. Já para os que preferem tintos, esses traços envolviam interesse por aventuras, humildade e organização, além de propensão a acordar mais cedo e ouvir jazz, por exemplo”, aponta D’Kessadjikian.

De acordo com o sommelier, as pessoas caseiras combinam com vinhos específicos, assim como aqueles que gostam de sair e se encontrar com amigos com frequência.

“O homem caseiro é senhor de si mesmo, sua uva ideal é a rainha das tintas, a Cabernet Sauvignon. Trata-se de uma casta imparável, que dá origem a vinhos aromáticos, com taninos macios e acidez bem presente. Já as pessoas mais sociáveis, geralmente curtem bastante os vinhos rosés.

Na verdade, até a fase da vida em que o presenteado se encontra pode influenciar a escolha do vinho perfeito: para os mais velhos, pode ser uma boa pedida investir em vinhos que apresentam mais benefícios para a saúde, como os da casta de uva Tannat.

“São um dos mais ricos em resveratrol. O nutriente apresenta diversos benefícios para a saúde, já que possui poder antioxidante e protege o organismo contra o estresse oxidativo. Por isso, combate a inflamação, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, melhora a aparência da pele e diminui o colesterol”, lista.

Os mais jovens e que entraram recentemente no mundo dos vinhos também contam com diversas opções de sabores suaves.

“Sugiro os vinhos da casta Merlot, que acompanham notas de frutas negras como ameixas e amoras, além de taninos baixos ou médios. Assim, é um vinho frutado incrível para quem está começando a compreender todas as nuances de um bom rótulo”, acrescenta.

D’Kessadjikian recomenda alguns vinhos que harmonizam com pratos mais pesados, populares no inverno.

“Certas variedades de uvas garantem bebidas que combinam bastante com essa época do ano. Entre elas, Cabernet Sauvignon, Tannat, Malbec, Carménère e Syrah podem dar origem a vinhos encorpados e alcoólicos”, completa o especialista.

Mais de Lifestyle