Top

Aprenda truques para ampliar visualmente um cômodo

Foto: Divulgação

Quanto mais tempo passamos em casa, mais reparamos em detalhes do ambiente que gostaríamos de mudar. Alguns cômodos acabam parecendo mais vazios e outros bem pequenos, cheio de coisas. Com o design de interiores é possível utilizarmos de métodos que fazem as áreas terem harmonia e não dar a sensação de incômodo e desconforto.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Acredito que para ampliar um cômodo sem que tenha uma reforma estrutural depende de vários fatores que devem ser levados em conta na hora da modificação do ambiente”, comenta a arquiteta Stephanie Toloi, que  separou algumas dicas para você aplicar na sua casa. Veja a seguir:

1. Pintura

Na hora de pensar na pintura do cômodo, é interessante optar por cores claras. “Ambientes mais claros passam a impressão de serem maiores e mais arejados”, explica a arquiteta. As cores podem ser aplicadas tanto no piso, quanto porcelanato ou parede. “A gama de cores é infinita, seja cinza, azul ou verde. Mas precisamos pensar em tonalidades mais claras para que o ambiente pareça mais amplo”, explica Stephanie.

Foto: Pixabay

2. Iluminação

Com a pintura, outro fator importante que ajuda na sensação de um cômodo grande é a iluminação. “A pintura sempre vai estar trabalhando com a iluminação. Um local que tenha uma janela grande e que possibilite mais iluminação natural faz com que o quarto tenha um aspecto maior”, diz.

3. Organização

Para que o local consiga ser mais arejado, é necessário que não esteja lotado de itens e móveis. Quanto mais móveis, menos espaço e o cômodo vai aparentar ser menor. “Deixe no ambiente apenas aquilo que você precisa ter para que o ambiente seja funcional”, aconselha a arquiteta.

4. Multifuncional

Nos últimos meses, tornou- se muito comum ter um canto da casa reservado ou até mesmo planejado para o home office. “Para construir um cômodo multifuncional você vai precisar de mais elementos”. É possível colocar mais de uma função no ambiente desejado, mas a organização é indispensável para esse planejamento.  “Uma opção legal são os móveis de uso flexível, podendo ter a possibilidade de abrir um braço do sofá e ter uma mesinha para colocar o computador e depois guardar quando acabar o horário de trabalho, por exemplo.”

Foto: Pixabay

5. Espelhos

A arquiteta também dá a dica de trabalhar com espelhos na decoração. “Eles dão uma sensação de profundidade, então se o ambiente é pequeno e usa um espelho grande em uma das paredes causa uma sensação melhor.” Mesmo que não seja a parede inteira espelhada, existem espelhos com formatos orgânicos que podem ser trabalhados como pontos na decoração, dando esse espaço de amplitude em um ponto específico.

6. Contraindicações

Evite usar cores escuras nas paredes e itens decorativos. “Assim, o ambiente não vai ter um tom pesado. Além disso, a cor escura afeta na iluminação, então nesse caso ficaria ruim”, explica a arquiteta. É importante perceber quando o quarto está com muitos móveis e decoração, para conseguir organizar de uma forma diferente para que não fique desconfortável e claustrofóbico.

Mais de Lifestyle