Top

Red Bull FrancaMente: 16 artistas disputam final nacional de batalha de rimas; assista

Foto: Divulgação

Alguns dos mais talentosos artistas do País se reunirão em uma espécie de “ringue lírico” para a grande decisão nacional do Red Bull FrancaMente neste domingo (18.07). Uma das principais batalhas de rimas do Brasil, o evento contará com 16 finalistas, de diferentes Estados, em busca do título da competição. No comando da decisão e da transmissão, fortes referências do rap: Kamau, Mamuti e Carol Anchieta; e um júri de peso: Clara Lima, Max B.O. e Slim, que decidirão quem será o grande vencedor desta edição. Com transmissão ao vivo por meio do canal oficial do evento no YouTube, o público poderá acompanhar todos os duelos a partir das 17h.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Um dos representantes de São Paulo na busca pelo título nacional é o Alexandre Bane, que encontrou no rap a possibilidade de construir novas narrativas de vida. “Me aproximei da modalidade em um momento difícil: pai assassinado, morando na rua… Digamos que o rap foi a minha válvula de escape para eu não enlouquecer”, conta. Aos 14 anos de idade, foi nas palavras de fortalecimento das rimas que o paulista encontrou estímulo para continuar. Hoje, com 44 anos, orgulha-se de seguir na carreira e servir de inspiração para a nova geração. Já Motta MC começou no rap ainda pequeno e conquistou o pódio logo em sua primeira competição. Há alguns anos, passou a levar suas rimas aos vagões de trens da cidade de São Paulo. “Tento apresentar uma quebra de paradigmas e estereótipos que a sociedade cria sobre o rap, não usando palavrões e trazendo um entretenimento que caiba aos ouvidos dos passageiros.”

Os dois paulistas enfrentarão artistas de Norte a Sul do Brasil, que representam Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador. Os finalistas se destacaram, inicialmente, diante de mais de 300 MCs de todo o País que se inscreveram na disputa e, posteriormente, chamaram a atenção dos jurados durante a seletiva nacional do evento, que também contou com transmissão ao vivo e reuniu digitalmente um engajado público de mais de 6 mil pessoas simultâneas. Agora, os finalistas duelarão entre si e apenas um se consagrará como o grande campeão do torneio.

“Pelas seletivas, pudemos ver que o nível geral de competitividade foi bem bacana. Para a final, acredito que os MCs devem ter em mente quatro pilares: conteúdo (o que se fala), técnica (como se fala), musicalidade (flow), performance (entrega/presença de palco). Não adianta ser mestre em um dos fundamentos se não desenrolar nos outros também. É necessário equilíbrio para ser um artista completo”, conta Mamuti.

Adaptada com exclusividade à língua portuguesa, a competição chega à segunda edição no Brasil e foi inspirada no Red Bull Batalla, evento expoente do rap no mundo que promove batalhas entre países de língua espanhola, e que já reuniu um público de mais de 14 mil pessoas. Neste ano, a versão nacional do evento trouxe novidades ao público brasileiro, como um formato mais digital e a criação de um aplicativo exclusivo, que funciona como uma rede social dos rappers e possibilita que artistas de diferentes localidades se conectem, interajam e, claro, batalhem.

O Red Bull FrancaMente conta com a parceria da TuneCore, distribuidora de músicas oficial do evento.

Mais de Lifestyle