Top

Influencer Agatha Braga conta como começou e dá dicas

Foto: Divulgação

Hoje em dia, a internet está povoada por influenciadores digitais que são seguidos por uma legião de fãs antenados em conteúdos de todos os nichos. Com o boom da nova carreira, surgiu a dúvida de como tudo isso começou e pensando na importância do assunto, convidamos Agatha Braga, uma das primeiras blogueiras de moda a chegar no mundo virtual para falar sobre a carreira. A influenciadora começou sua carreira há 10 anos e conta as principais diferenças da internet e como foi o surgimento da profissão.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A influenciadora começa contando como foi a entrada para as redes sociais e confessa que em sua adolescência, a internet se tornou um refúgio para o bullying que sofria.

Foto: Divulgação

“Eu tinha uns 15 anos quando entrei pra esse mundo virtual.  Na época, existiam as “comunidades fakes” onde as pessoas usavam fotos de outras pessoas, anônimas ou famosas, para criar personagens e viver ‘uma vida virtual’.  Eu estava passando por aquele período de inseguranças da adolescência, sofria bullying de algumas meninas na escola, então o mundo virtual foi um refúgio. Eu passava o dia inteiro tirando fotos e essas fotos começaram a ser usadas na rede para criar esses personagens fictícios, de repente eu estava superpopular, tinha mais de 10 perfis lotados, depois disso vieram outras redes sociais e eu sempre estava presente alimentando com fotos e interações pra aumentar minha comunidade cada vez mais.”

Atulmente, a internet tem se tornado um perigoso universo, ataques, cancelamentos, crimes virtuais e haters… Agatha abre o jogo sobre como eram esses aspectos dez anos atrás.

“Percebo que antigamente tudo era mais ‘leve’, as pessoas só queriam se divertir, conhecer pessoas, fazer amigos…  Era mais como um hobby, algo para passar o tempo. Hoje, além de ser uma ferramenta de trabalho, é também um lugar onde as pessoas se sentem livres pra debater e expor opiniões, vida pessoal e isso, às vezes, pode ultrapassar um pouco o limite do que é saudável. Até onde eu me lembro nem falávamos sobre haters. Tudo era bem mais leve.”

Agatha abre o jogo e revela que no início de sua carreira foi muito criticada. “Meus familiares não entendiam muito, achavam que era só um passatempo (ou um vício, rsrs) que eu tinha. Inclusive já fui muito zoada e ouvi muito de pessoas próximas que eu tinha que ‘arrumar algo melhor pra fazer,, em vez de ficar tirando foto, que ‘eu vivia no mundo da lua’. Às vezes, me pergunto o que eles devem pensar hoje, vendo tudo que conquistei e vivi durante esses anos com meu trabalho que começou com essas fotinhos…”

Para finalizar, pedimos à influenciar de moda para dar um conselho aos nossos leitores que sonham em ter sucesso na mesma carreira.

Foto: Divulgação

“Tenham consciência de que é uma construção e que muitas vezes isso leva tempo. A ‘concorrência’ está cada vez maior então é importante encontrar uma maneira de se destacar no ‘meio da multidão’. Um conteúdo de qualidade e essa conexão com os seguidores hoje é bem mais importante que os números. Defina um nicho, algo que você goste e se sinta confortável e comece a produzir conteúdo sobre isso, vale marcar as empresas e marcas que você gosta, pois se seu conteúdo realmente se destacar, elas vão te procurar.”

Mais de Lifestyle