Top

Como desacelerar a rotina com a ajuda da aromaterapia

Foto: istok/divulgação

Provavelmente, alguma vez passando protetor solar em casa, o cheiro te teletransportou para um dia delicioso em uma praia que você nem lembrava mais. O olfato é um sentido poderoso, capaz de resgatar memórias e despertar emoções com vivacidade. Por esse motivo, estamos cada vez mais ouvindo falar sobre aromaterapia.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O cérebro recebe informações do nosso nariz, que são captadas pelo sistema límbico. Cada aroma é decifrado de uma forma diferente pelo córtex olfativo, e, com a ajuda das moléculas aromáticas, o número de moléculas que chegam até o cérebro depende do quão profundo você respira. As moléculas se espalham pelo organismo, alcançando músculos, órgãos e vasos sanguíneos, e causam diferentes sensações.

A prática é milenar e é usada como uma terapia complementar para situações diversas. Assim, muitas pessoas estão usando a técnica, que, além de perfumar o ambiente, também traz harmonia para os moradores.

Para cada cômodo da casa, você pode planejar uma sensação diferente, com a ajuda da infinidade de combinações que os diferentes óleos essenciais proporcionam, e assim usar cada óleo para suas funções específicas. Purificadores de ar são excelentes ferramentas e facilitam a inalação da essência natural no ambiente.

Como a sala é um ambiente de interação social, o ideal são perfumes mais cítricos como laranja. A cozinha pede um odor que não sobressaia e que se misture com os alimentos no ambiente – o alecrim e o limão são uma boa pedida. Para o escritório, uma fragrância que facilite a concentração, como o alecrim e a hortelã, é ideal.

No banheiro é possível alinhar a funcionalidade antibactericida do óleo de melaleuca e também deixá-lo com um cheiro fresco, dando uma sensação de limpeza e frescor. Já no quarto, para ajudar nas noites de sono, o ideal é uma borrifada leve de aromas relaxantes como camomila e manjerona.

Além do famoso difusor (aquele das varetinhas), existem outras formas de aplicar a aromaterapia no seu dia a dia. Algumas delas são banho de imersão ou escalda-pés, diluindo o óleo essencial na água, colar aromático aplicando o óleo essencial em um pingente especial, fazendo uma mistura de óleo vegetal com óleo essencial e massageando alguma região do corpo, vaporizando ou usando spray em casa.

Se você gostou dessas dicas, confira cinco óleos essenciais para quem quer estrear no universo das fragrâncias e suas possibilidades.

5 óleos essenciais para iniciantes

• Hortelã-pimenta: ótimo para desestressar, também é bom para quem sofre com tonturas e enxaquecas.

• Alecrim: aumenta a concentração, ajuda na memória e nas dores de cabeça, além de aliviar a fadiga mental.

• Melaleuca: um excelente antibactericida, perfeito para desodorizar, e também pode ajudar na cicatrização da pele.

• Limão: o limão estimula o sistema imunológico, digestivo e também abre o apetite.

• Lavanda: ideal para quem tem dificuldades na hora de dormir, ajuda a relaxar e diminui os sintomas da ansiedade.

Lembre-se de procurar um profissional antes de começar qualquer tratamento oral ou dermatológico.

Mais de Lifestyle