Top

Adrenalina: 3 modalidades de esportes radicais para se aventurar 

Foto: Divulgação

Poucas coisas nos proporcionam tanta adrenalina quanto praticar um esporte radical. Cada lugar do mundo oferece uma diversidade de atividades baseadas em características como clima, relevo, vegetação e vários outros fatores. O Brasil não fica atrás nesse quesito, contando com uma excelente variedade de localidades que dispõem de alguns dos mais populares esportes radicais.

Veja três dos esportes mais praticados em território nacional e quais os melhores lugares para praticar cada um.

Escalada ou rapel

Escalada e rapel são dois esportes diferentes, ainda que sejam semelhantes. O que distingue um do outro é a forma como é praticado: enquanto na escalada nós usamos as próprias mãos para superar os obstáculos (sempre utilizando equipamentos de segurança), o rapel faz uso de ganchos e cabos para alcançar o mesmo objetivo.

Um dos pontos de rapel mais famosos do Brasil é o Abismo das Anhumas, que fica em Bonito, no Mato Grosso do Sul. São 72 metros de escalada dentro de uma caverna imensa, que ainda conta com um lago submerso. O lugar também é palco de muitos pontos de escalada, então em Bonito é possível usufruir do melhor dos dois mundos.

Rafting

Indo de um esporte terrestre para um aquático, o rafting é um esporte radical que pode ser praticado, tanto sozinho, quanto em grupo, o que é mais indicado por questões de segurança. Utilizando um bote inflável, o objetivo é remar através de corredeiras, enfrentando redemoinhos, ondas de tamanhos variados e muitos outros desafios impostos pelo clima e pelas características do rio.

O que não faltam são opções de lugares para praticar rafting no Brasil – dentre eles, Foz do Iguaçu (Paraná), Rio das Contas (Bahia) e Rio Formoso, que também fica em Bonito, no Mato Grosso do Sul.

Paraquedismo

Finalizando com um esporte aéreo, o paraquedismo é o esporte radical mais complexo dessa lista, já que é necessário um avião específico que decolará com o único objetivo de viabilizar esse salto. Além disso, é interessante fazer um treinamento para aprender todos os fundamentos do esporte, mas também é possível ir diretamente para a ação com o auxílio de profissionais qualificados.

São Paulo possui uma das maiores áreas para prática de paraquedismo do mundo todo em Boituva, que também inclui o Centro Nacional de Paraquedismo, onde é possível ter aulas e tirar um certificado. Vale lembrar que todos os esportes citados aqui também precisam de equipamentos de segurança para serem praticados, incluindo coletes, capacetes, tornozeleiras e tudo que for requisitado pelos guias ou outros responsáveis da área.

Mais de Lifestyle