Top

Com a chegada do inverno, plantas ornamentais precisam de cuidados especiais

Foto: Divulgação

Decorar uma casa pode ser uma tarefa muito mais tranquila quando se tem como aliada uma das peças de decorações mais bonitas, versáteis e interativas que existem: as plantas. Não por acaso, o mercado de plantas tem aumentado – especialmente, na pandemia – consideravelmente, pois, além de trazerem uma série de benefícios para dentro de casa, elas também são fortes aliadas para deixar um ambiente mais leve e até mesmo mais saudável.

No entanto, ainda que seja tentador rechear a casa de plantas, é preciso tomar cuidado com as necessidades que cada espécie de planta demanda. Especialmente no caso das ornamentais, que saltam aos olhos, esse cuidado precisa ser redobrado: elas são sensíveis – sobretudo, à mudança de ambiente e temperatura -, o que pode tornar o inverno um inimigo do cuidado com essas plantas. Confira quatro dicas abaixo para cuidar de forma eficiente durante o inverno:

Tome cuidado com o solo

Com a chegada do inverno, muitas plantas costumam ficar com o solo mais frágil e menos nutritivo. Em geral, boa parte das plantas ornamentais entra em um modo bastante parecido com a hibernação nesse período, o que significa dizer que elas desaceleram seu crescimento e, portanto, o aparecimento de novas folhas, frutos e flores.

Assim, é importante garantir que o solo já esteja bem nutritivo antes mesmo da chegada do inverno, ou seja, adubá-lo em outras estações do ano. O ideal é que a terra seja adubada no mínimo duas vezes ao ano – de preferência, no verão e no outono.

Conheça as temperaturas mínimas antes de escolher uma planta

É importante ressaltar que algumas plantas são mais sensíveis a baixas temperaturas que outras. Dependendo da região, algumas plantas não se comportam bem e podem, de fato, congelar suas células vegetais em momentos mais frios.

Assim, se você mora em locais frios, vale apostar em plantas mais resistentes – há espécies que, inclusive, ficam mais bonitas no inverno, como ocorre com o ipê roxo, a azaleia e as primaveras.

Cuidado com as geadas

Um dos efeitos mais devastadores do inverno, especialmente para plantas que ficam fora de casa, em jardins ou expostas a correntes de vento, é a geada. Além de literalmente congelar as folhas, a geada também atrapalha na absorção de luz solar, o que prejudica não somente a fotossíntese, mas também pode queimar as folhas.

Se não for possível cobrir a planta do gelo, a dica é investir em uma adubação mais eficiente e recorrente.

Cheque a umidade do solo

O inverno costuma ser uma estação, além de mais fria, mais seca, também. Assim, de acordo com as necessidades de cada espécie de planta, é preciso estar bastante atento à umidade do solo.

O mesmo vale para não acabar matando a planta por engano. Por ser uma estação mais fria, a evaporação da água na terra também fica diminuída. Portanto, é preciso analisar bem quais são as necessidades de cada tipo de planta. Nas plantas mais sensíveis ou mais ornamentais, como é o caso das orquídeas, é preciso ter atenção não somente com a umidade, mas com a exposição ao sol, que também contribui para retirar, ou não, água do solo.

Mais de Lifestyle