Top

Pós-Covid: especialistas elegem a Itália como melhor destino turístico de 2021

Pienza, na Toscana, Itália – Foto: iStock

A Federação Internacional de Jornalistas e Escritores de Turismo (Fijet) elegeu a Itália como o melhor destino turístico de 2021, assim que passar a pandemia. A escolha embasa-se nas qualidades de suas cidades, incluindo a cultura como a arte, a música e a gastronomia. A Itália foi um dos países mais afetados pela crise do novo coronavírus no início de 2020.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A crise econômica provocada pela Covid-19 também afetou o turismo. Muitos dos funcionários perderam o emprego. Houve uma queda de registro de trabalhadores de turismo de quase 350 mil de 2019 para 2020, de acordo com pesquisa realizada pela Federalberghi em conjunto com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). A estimativa é de que esse retrocesso seria equivalente a voltar uma década para trás.

Com esse prêmio, a Itália pretende reaquecer o mercado turístico. O país possui diversos pontos de interesse, e é possível explorar o país de norte a sul. Um clássico ao norte é Cinque Terre, que conta com as “cinco terras” de Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al maré. O azul do mar impressiona e as vilas são um charme.

Em uma viagem para a Toscana, é possível explorar Pisa, Firenze e Siena, além de cidades menores como San Gimignano, Volterra, Arezzo e Montepulciano. O ideal é alugar um carro para explorar a região. Ficar em qualquer vilarejo na Toscana se torna uma experiência incrível com as cores amareladas e sépia das paisagens.

Roma é um clássico e não pode ficar de fora da lista. O Coliseu e o Museu do Vaticano encantam qualquer pessoa. A capital italiana apresenta um pedaço importante da história da humanidade, tanto da Idade Média, quanto da Idade Moderna. Além de toda a cultura que transborda pela cidade, é possível experimentar o melhor da culinária italiana.

Outra viagem espetacular é explorar Veneza. A experiência é diferente da usual, já que a cidade, ao invés de contar com ruas, conta com canais espalhados. Seus palácios apresentam a arquitetura gótica e renascentista. É possível explorar os canais com as famosas gôndolas e fazer parecer estar em um filme antigo.

É possível, tanto alugar um carro, quanto contar com trens e aviões, para se deslocar pelo país, dependendo do roteiro. Para comprar passagens baratas para chegar à Itália, pode-se optar analisar as promoções feitas pelas companhias áreas, como a Voeazul. Com o turismo ainda em fase de retomada, é possível encontrar preços acessíveis de hotéis e outras acomodações. A Itália volta com tudo como destino querido e histórico nos roteiros de viagens.

Mais de Lifestyle