Top

Veja o 1º leilão em NFT do mercado de festivais de música na América Latina

Pôster – Foto: Divulgação

A primeira plataforma de música em NFT (Non-Fungible Tokens) do Brasil, Phonogram.me, tem seu primeiro leilão marcado para o próximo dia 26. Para marcar a estreia desta atividade, serão leiloados 100 passes vitalícios para três festivais icônicos da música independente no País: Bananada, Coquetel Molotov e DoSol. A iniciativa marca a primeira venda de ingressos em NFT da América Latina. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com a pandemia, a demanda pelo digital se acelerou e tornou os tokens não-fungíveis (NFTs) alternativas no mundo inteiro. O Phonogram.me trouxe esta tendência internacional, permitindo que qualquer pessoa possa investir em produtos ligados à música.”A proposta do marketplace é valorizar os profissionais de toda a cadeia do mercado de música. Com isso, o Phonogram.me possibilita uma nova oportunidade de renda, inclusive, para os produtores de eventos, que vão começar a olhar para o NFT como uma ferramenta poderosa para ingressos e merchandising, já que a sua revenda gera lucro para os criadores originais, diferente do que acontecia até hoje com o ingresso sendo revendido por cambistas, por exemplo”, explica Janara Lopes que, ao lado de Lucas Mayer, é sócia do Phonogram.me.

Para estrear as operações do Phonogram.me, a primeira experiência com os leilões será promovida em parceria com o Atroá – corruptela de “A Trois” (ou traduzindo “A Três”) – projeto que reúne três importantes festivais para o cenário da música indie: o Bananada, festival realizado em Goiânia desde 1999; o Coquetel Molotov, que acontece em Recife desde 2004; e o DoSol, que ocorre em Natal desde 2002. O passe leiloado dá direito a entrada livre para uma pessoa às principais arenas em todos os eventos físicos dos três festivais no Brasil e em qualquer outro lugar do mundo, e também acesso a todas as ações digitais destes eventos. 

O produtor do Festival Bananada, Fabrício Nobre, explica que “o Crypto Pass seria uma espécie de cadeira cativa. Estas cadeiras cativas se transformaram em ingressos para a vida e logo decidimos utilizar a tecnologia dos NFTs”. 

O passe para o Atroá vem em formato de Crypto Pass, numerado, em formato de vídeo, contendo uma obra de arte 3D criada por Rosabege e trilha sonora feita por Benke Ferraz e Anderson Foca. Além disso, quem adquirir este NFT receberá também uma obra especial criada pelos artistas visuais Maria Eugênia Franco e Caio Vitoriano em formato de pôster em serigrafia. Além do ingresso vitalício, o comprador do Crypto Pass 001/100 recebe a obra original digital transformada em NFT. Já o fonograma da trilha original acompanha o Crypto Pass 002/100. 

No dia 3 de julho, é a vez do material inédito da banda BaianaSystem – em parceria com André Abujamra, embaixador do Phonogram.me – entrar em leilão na plataforma. Serão disponibilizados 3 NFTs para o leilão: o primeiro será um NFT com conteúdos exclusivos, dentre eles a música integral, encontro de 30 minutos em chamada de vídeo com artistas, um ingresso vitalício para apresentações da banda e mais um ingresso para o Navio Pirata, bloco de carnaval da banda que mobiliza milhares de pessoas todo ano; o segundo NFT leiloado são 4 animações sonorizadas, cada uma contendo uma parte diferente da música, e um ingresso vitalício. Já a terceira dá direito a 5 GIFs sonorizados com um trecho da música, além de uma máscara do BaianaSystem autografada. 

Vendas de obras inéditas de grandes nomes da música brasileira e conteúdos exclusivos para a plataforma também estão na agenda de leilões do Phonogram.me, que ocorrem semanalmente e podem ser consultados no marketplace: https://phonogram.me/.

Mais de Lifestyle