Top

Kit Yasuda da TH é ótimo para comemorar a imigração japonesa

Coleção Yasuda, da Theodora Home – Foto: Divulgação

Sabemos dizer cheers, salue, prosit ou salud, mas raramente vemos alguém usar Kanpai, mesmo nome para brindar e desejar saúde! Na data em que comemora- se o aniversário da Imigração Japonesa no Brasil, nesta sexta-feira (18.06), a dica é celebrar com saquê, a emblemática bebida japonesa.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Theodora Home, que recentemente lançou uma linha especial com garrafa e copinhos para servir saquê, e que agregou ao seu e-commerce uma vasta gama de conteúdos, dá dicas de como tomar esta deliciosa bebida, e conta sobre o universo dos maiores e mais reconhecidos produtores deste fermentado de arroz japonês. 

Como servir?

O saquê pode ser servido gelado, aquecido ou à temperatura ambiente. Alguns tipos, como o ginjo, podem ser degustados gelados. Os da categoria junmai, são geralmente apreciados à

temperatura ambiente ou aquecidos. Cada tipo de saquê tem uma temperatura única que realça os seus sabores, e a preferência pessoal também é extremamente importante.

Os acessórios

Um jogo de saquê tradicional consiste em uma jarra de servir chamada tokkuri e copos menores individuais chamados ochoko, geralmente feitos de cerâmica ou terracota. Às vezes, o ochoko

é colocado dentro de uma caixinha, ou masu. Normalmente o saquê é servido até transbordar e cair no masu.

Como no início os masu eram os principais “copos” para beber saquê, a maioria é feita para conter uma dose padrão de 180 ml, chamada de go. Em vários bares e restaurantes, espera-se que o cliente peça saquê por quantidades de go. Ichi-go e ni-go significam uma e duas doses, respectivamente. As garrafas de saquê padrão contêm 720 ml, e são conhecidas como yongobin.

Foto: Divulgação

Harmonização

Já se sabe que o saquê combina muito bem com pratos japoneses clássicos, como sushi, sashimi e tempurá, mas pela sua versatilidade, a bebida harmoniza também com queijo, ostras

ou legumes. O saquê tem o desejado unami – o quinto gosto do paladar. Ele realça também o sabor de pratos encorpados, como o lámen.

No e-commerce da Theodora Home há uma linha especial dedicada a servir saquê, a coleção Yasuda, com copos e jarras em cerâmica em quatro cores diferentes: azul céu, verde terroso, azul cobalto e amarelo claro.

A marca criou duas opções de kits, uma com uma jarra e quatro copos (R$ 518) e a outra com uma jarra e dois copos (R$ 340) em uma embalagem especial feita para a linha, com os nomes das principais regiões fabricantes de saquê no Japão.

Mais de Lifestyle