Top

Vinhos e inverno: saiba como servir, harmonizar e aproveitar a experiência

Foto: Pixabay

Em um tempo frio como o que faz durante o inverno, tudo o que queremos é ficar debaixo das cobertas e comer aquelas comidas gostosas, que são capazes de esquentar a alma, não é mesmo? E não há bebida melhor do que um bom vinho para aproveitar esses momentos da melhor maneira possível.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Pratos quentes como sopas bem encorpadas, risotos, massas, carnes vermelhas, fondue de queijo e sobremesas achocolatadas harmonizam muito bem com vinhos tintos mais densos, por conta do sabor potente. Já para os pratos mais leves, como frutos-do-mar e carnes brancas, os vinhos brancos, rosés e tintos jovens fluem melhor.

Mas, para quem não está muito a fim de uma refeição mais elaborada, ou para aqueles que estão começando a explorar os incríveis sabores que os vinhos podem proporcionar, uma ótima dica é aproveitar o inverno para fazer deliciosas degustações de vinhos com queijos e pães – os companheiros mais certeiros de toda a história.

Essa antiga combinação é bastante popular por conta da potência que tem para transformar uma experiência simples como essa em algo extraordinário. Portanto, fique sabendo que começar pelo básico é fundamental para que o paladar se acostume com os sabores; afinal, leva um certo tempo para conseguir apreciar devidamente um vinho tinto seco.

Os tão criticados vinhos tintos suaves, também conhecidos como doces, são a melhor maneira de começar, pois são facilmente harmonizados com diferentes tipos de queijo. Mussarela de búfala, brie, gouda, emmental, provolone e gorgonzola são algumas das opções maravilhosas para servir em uma noite de queijos e vinhos.

Uma dica para quem pretende montar uma tábua de queijos é posicioná-los de acordo com os sabores: primeiramente, os mais leves e macios, e, na sequência, os mais maduros, temperados e potentes. Para criar uma composição diversificada, é indicado incluir castanhas, torradas, pães, embutidos e frutas. Assim, a experiência oferece diferentes texturas.

Quem já passou da fase dos vinhos doces pode partir para o consumo de vinhos brancos, pois eles também combinam com diversos tipos de queijo. Já para os que são capazes de apreciar um bom vinho tinto o mais apropriado é aproveitá-lo com queijos igualmente intensos, como o gorgonzola.

Outro detalhe que pode acabar passando despercebido, mas é bastante importante, é saber que cada tipo de vinho tem a temperatura mais indicada para o consumo. Vinhos tintos, por exemplo, devem ser servidos sempre entre 16°C e 18°C, enquanto vinhos brancos ficam entre 9°C e 11°C.

Agora que você já sabe quais vinhos, queijos e pratos rendem boas combinações e qual a temperatura ideal para o consumo de cada tipo, arrisque-se e experimente diferentes opções, mas não se pressione a gostar do que os outros gostam. Com o passar do tempo, a harmonização que mais agrada o seu paladar vai surgir.

Mais de Lifestyle