Top

Apostando em vídeos de curta duração, YouTube lança Shorts no Brasil

Ferramenta foi lançada nesta segunda-feira (07.06) e deve chegar para todos os usuários em até duas semanas (Fotos: Divulgação)

Seja com dancinhas ou receitas práticas e até tutoriais de maquiagem, os vídeos em formato de curta duração (15 e 30 segundos) vêm inundando nossa timeline, a exemplo do que acontece com o  Reels do Instagram e o próprio TikTok. A pandemia de Covid-19 acentuou o crescimento desse tipo de conteúdo, que ganha nesta segunda-feira (07.06) uma nova plataforma: YouTube Shorts, aposta para vídeos curtos do YouTube. Depois de testar na Índia e nos Estados Unidos, chegou a vez do Brasil receber a nova linguagem pelas mãos do Google.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O diferencial dessa nova ferramenta, que está integrada ao app do YouTube para celular, é que você pode usar – em formato de remix como na concorrência – os áudios e vídeos disponíveis dentro da plataforma, que tem bilhões de opções de áudio. Integrado à experiência do usuário, os Shorts contam com um destino específico para eles dentro do app e estará disponível para todas as contas em até duas semanas a partir desta segunda. O YouTube também fez acordos com diferentes gravadoras a fim de garantir que artistas e criadores tenham uma biblioteca quase que infinita de sons e faixas musicais para usar.

“O lançamento do Shorts é uma evolução fundamental para o YouTube, seguindo um movimento cultural em direção à criação e consumo de vídeos curtos, e uma forma chave para capacitar qualquer pessoa a se tornar um criador diretamente de seu celular”, explica comenta a diretora do YouTube Brasil Patrícia Muratori em comunicado. “É um produto divertido para os espectadores aproveitarem nos pequenos momentos do dia, conectando-os ao conteúdo e aos criadores que amam.”

Com o novo formato, a plataforma pretende conectar criadores e espectadores, ampliando o leque de públicos. Ao publicar um vídeo na ferramenta, também é possível deixar ativada a opção remix, que permite que outras pessoas reajam ao seu conteúdo, dividindo a tela, ou apenas reinterpretando aquela cena. O Shorts foi anunciado em setembro do ano passado e o player já ultrapassou 6,5 bilhões de visualizações diárias globalmente.

Usuários têm à disposição biblioteca com bilhões de vídeos e áudios (Foto: Divulgação)

Mais de Lifestyle