Top

Flores desidratadas se tornam tendência de decoração com permanência duradoura

Foto: Divulgação

As flores frescas deram lugar às flores desidratadas na decoração com buquês que sobrevivem ao tempo. É possível usar as flores desidratadas de diversas maneiras não somente em vasos, mas também na forma de enfeites de parede. Também é uma boa maneira de investir na decoração sustentável, já que as flores frescas não duram muito tempo e, ao invés de serem descartadas, podem ser usadas deste outro jeito.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

É essencial estudar as melhores maneiras de desidratar as flores para um resultado eficaz. A recomendação dos especialistas é pendurar as flores em um varal. Deve ser um local ventilado, mas sem a luz do sol direta. É importante evitar umidade e ir acompanhando de perto a secagem de flores e folhagens. O processo pode durar até duas semanas. Ao entender as necessidades de cada espécie, é possível programar o melhor método de desidratação.

Enquanto as rosas são desidratadas no ar mesmo, outras que precisam preservar suas cores como gérberas e crisântemos vão ao micro-ondas para uma secagem mais precisa. Neste caso, é necessário usar uma vasilha e também cobrir o fundo com gel de silicone. Mesmo depois do processo, as pétalas precisam de cuidado e acompanhamento.

Também é possível desidratar folhas e flores em livros. Com esta técnica, adquire-se material para emoldurá-las em quadros. É uma ideia para trazer a natureza para as paredes. Arranjos pendurados nas paredes viraram tendência. São diversas as formas de decorar usando as flores desidratadas, e a imaginação vai levando adiante os profissionais da área.

Algumas floriculturas no Rio de Janeiro, em São Paulo e em outras capitais vendem flores já desidratadas, ou também dá para comprar as flores e desidratá-las em casa. As flores e folhagens desidratadas são também mais fáceis de serem enviadas por correio. Este tipo de produto facilitou a venda online, já que é possível transportá-lo pelo Brasil.

As flores desidratadas fazem sucesso não somente dentro de casa, mas também em eventos como casamentos. É possível utilizá-las nos buquês, como acessórios para o cabelo e até em lembrancinhas. Os arranjos vão se espalhando e conquistando mais e mais adeptos.

Há também as pessoas que não gostam do sentimento de flores frescas morrerem e desperdiçarem essas pérolas da natureza. Com os arranjos desidratados, é possível fazer com que a natureza esteja presente por um longo período e a consciência tranquila de que elas sobreviveram por muito tempo para decorar os ambientes. Ao retirar a água das plantas, elas podem ser guardadas por um longo período e agradar os olhos de quem as vê.

Mais de Lifestyle