Top

Grab and go: tendência que traz praticidade para ter refeições mais saudáveis

Foto: Divulgação

Com a pandemia e o lockdown, muitas pessoas passaram a mudar seus hábitos de consumo. O “grab and go” é uma nova modalidade de consumir refeições, retirando o produto no restaurante, café ou lanchonete e o consumindo em outro local. Esta tendência já existia com as lojas de conveniência, mas se tornou mais popular.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Os restaurantes investem neste tipo de consumidor e já deixam refeições pré-preparadas e fáceis de levar. As lojas de conveniência oferecem poucas opções e, geralmente, algo para petiscar, ao invés de uma refeição balanceada. Os restaurantes oferecem opções saudáveis e gostosas prontas para serem consumidas em casa, no trabalho ou até mesmo na rua.

Com pouco tempo para cozinhar, muitos são os que vão mudando o estilo de vida e procurando formas mais balanceadas de se alimentar. Ao invés de chegar em casa após um dia de trabalho ou contar com refeições congeladas estocadas no freezer, as pessoas começam a passar em restaurantes que ficam no caminho e levar para casa algo que seja realmente prazeroso de comer.

Mindfoodness e realfood

Outras tendências que têm impulsionado o “grab and go” são o mindfoodness e o realfood. Mindfoodness é a maneira como nos relacionamos com a comida. É uma prática que envolve um lifestyle consciente, buscando autoconhecimento dos hábitos alimentares. O movimento realfood prioriza comida de verdade, aquela que vem de alimentos in natura. Muitas pessoas procuram este tipo de comida para evitar refeições prontas ultraprocessadas que são vendidas nos supermercados.

Os bowls também ganharam espaço como tigelas que contêm desde uma mistura de vegetais, proteínas e grãos até sopas e cremes de fruta. O formato conquista novos adeptos e, por oferecer a refeição toda em somente um pote, se tornou prático para integrar ao sistema “grab and go”. Outros restaurantes passaram a adaptar pratos que já serviam para uma versão mais prática para serem embalados. As próprias embalagens também têm se modernizado para os alimentos prontos, facilitando o transporte.

Se fora do país o sistema “grab and go” já fazia sucesso há muitos anos, no Brasil, o estilo de vida dos consumidores vai mudando e os donos dos estabelecimentos também vão aumentando as facilidades. Já é até possível utilizar o vale-alimentação como forma de pagamento prático e fácil que alguns restaurantes e estabelecimentos já ofereciam para refeições servidas no local. A tendência do “grab and go” teve o impulso da pandemia e parece que vai continuar a crescer no futuro.

Mais de Lifestyle