Top

RG testou: Samsung Galaxy Z Fold 2, o celular com tela dobrável que é quase um tablet

Foto: Divulgação

Se você não vive em outro mundo, deve ter visto na Globo a prova que garantiu a última liderança do Big Brother Brasil (BBB) para a participante Juliette, na última terça-feira (27.09). O jogo apresentava a linha de celulares dobráveis da Samsung, Galaxy Fold – ou seja, com a tela que dobra! Quem viveu o auge dos celulares de flip, nos idos de 2000, deve lembrar do frisson em torno do StarTAC, por exemplo, ou do V3, que teve edições na cor rosa e até parceria com a Dolce & Gabbana, em dourado. Desejo absoluto!

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Como a moda é cíclica, tecnologia também, a onda dos celulares dobráveis voltou com tudo. RG testou o modelo Galaxy Z Fold 2 5G, da nova linha da Samsung, que é praticamente um tablet quando está aberto. Ele tem tela OLED dupla, que mede mais ou menos 12×15 cm (7.6 polegadas) quando está aberto. Para se ter ideia, o iPad mini (Apple) tem uma tela de 7.9 polegadas. Ah, e a dobra desse novo celular é bem sutil, não se percebe ao ver um vídeo em um streaming, por exemplo, ou em uma  boaleitura. É somente sensível ao toque e olhe lá… E não incomoda!

O smartphone também tem cinco câmeras (três traseiras, uma frontal com ele aberto e mais uma na frente quando está fechado). Você pode pedir para o seu amigo tirar uma foto sua, mas consegue monitorá-lo pelo visor da frente, por exemplo. Printou alguma coisa? Ele também tem compartilhamento de captura instantânea, que permite enviar para os amigos rapidamente – não necessariamente precisa salvar na galeria. E isso acontece também em outros programas com o quick share, com compartilhamento por proximidade ou link direto para os programas que você abriu recentemente, como Whatsapp e Instagram.

Interessante ainda é você poder usar o celular em diferentes angulações com o chamado Flex Mode, que permite que o conteúdo se adapte ao que está sendo visualizado. Se está vendo um vídeo e dobra a tela, por exemplo, ele se adapta ao tamanho (o app precisa ser compatível). Ah, outra coisa bacana nestes tempos de uso de máscaras, devido à pandemia do novo coronavírus, é que além do reconhecimento facial ele tem autenticação por biometria (pelo sensor de impressões digitais na lateral do aparelho).

Outra tecnologia que já está disponível para este modelo é a recepção de sinal 5G – quinta geração da tecnologia móvel, que permite uma navegação mais rápida via Internet e que deve ser adotada nas principais cidades do Brasil até o fim do ano. A única coisa que sentimos dificuldade foi a navegação pelo Instagram com ele aberto porque ficam duas barras pretas na lateral. Mas é um problema do desenvolvedor de software – o próprio app que não é responsivo para tablets. Mas, quando o celular está fechado, funciona perfeitamente!

Dicona para o Dia das Mães ou para quem, assim como nós, não perde a chance de ter em mãos os recentes lançamentos em tecnologia. Como a gente sempre fala: RG Quer!


EFEITO JULIETTE?
Depois da prova que garantiu a liderança para Juliette, a marca vendeu todas as unidades do Galaxy Z Flip Mirror Purple em sua loja virtual, mas lá mesmo é possível descobrir outras lojas onde ainda tem o modelo para a compra. Alguns sites na internet e redes sociais publicaram que o pico de vendas do aparelho aconteceu devido à popularidade da participante. A maquiadora paraibana é a estrela do reality com maior número de seguidores nas redes sociais, com quase 23 milhões no Instagram. A ação publicitária no programa da Globo, no entanto, focava na venda do Galaxy Z Fold 2 5G, que custa em torno de R$ 13 mil e tinha voucher de desconto com QR Code ao apontar para a tela, saindo em torno de R$ 10 mil.

Foto: Divulgação

Mais de Lifestyle