Top

Fotógrafo Lineker Pires dá 5 dicas para explorar fotos em preto e branco 

Foto: Lineker Pires

A foto em preto e branco é um clássico. Trazendo elegância e charme, esse tipo de fotografia requer muita técnica. Para revelar os segredos para obter uma imagem perfeita, o fotógrafo Lineker Pires explica quais fatores interferem na qualidade da imagem.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Nessas fotos, você precisa dedicar atenção especial para as composições, texturas, formas e detalhes da imagem, buscando sempre a valorização do contraste”, afirma. “Brincar com as sombras irá gerar resultados incríveis.”

Foto: Lineker Pires

Para começar a fotografar em preto e branco, é essencial mudar a configuração da câmera para o monocromático e praticar bastante.

“Um fotógrafo enxerga o que pode render boas fotos, mesmo nos cenários mais simples. E para educar seu olhar, é necessário muita prática. Apenas com a prática, a pessoa vai assimilar os conceitos da fotografia e unir a teoria e a prática. Assim, a fotografia passará a fazer parte do cotidiano”, defende.

Ele ressalta que a foto em preto e branco fica perfeita em diversas ocasiões.

Foto: Lineker Pires

“Com luzes fortes e sombras duras, sujeitos com linhas definidas e texturas ricas, fotos de arquitetura ou retratos, temáticas emotivas e peças dramáticas, as imagens em preto e branco ganham ainda mais qualidade”, recomenda.

“Nos retratos bastante aproximados, também conhecidos como close-up, a pessoa, de preferência, também deve apresentar um alto nível de detalhes. Também é interessante explorar a técnica da contraluz. Ela produz ótimos efeitos, já que enfatiza as formas e contraste.”

Lineker também reuniu mais informações para quem deseja aprender mais sobre fotografia em preto e branco. Acompanhe:

Foto: Lineker Pires

Preste atenção no contraste 

As sombras são mais importantes do que nunca: o fotógrafo deve prestar bastante atenção no contraste na foto em preto e branco. Mas os tons não são o único fator importante. “As formas nesse tipo de composição são destacadas, já que as sombras que elas produzem ganham foco”, ressalta.

Aposte na riqueza de detalhes 

Para gerar mais pontos de interesse nas fotos preto e branco, busque texturas ricas, como folhagem e rochas, por exemplo. “Uma iluminação adequada também é fundamental para destacar essas nuances e criar uma imagem com mais profundidade”, pontua.

Foto: Lineker Pires

Invista na composição da imagem 

A composição da foto em preto e branco deve ser realizada com cuidado. “As linhas fortes servem como guias para o olhar, sejam elas paralelas ou diagonais. Na foto preto e branco, é especialmente importante procurar uma composição diferenciada.”

Clique em preto e branco diretamente da câmera

Segundo Lineker, os fotógrafos profissionais recomendam fazer a foto em preto e branco diretamente da câmera. “No geral, consideramos esse um ótimo conselho. Além de lhe proporcionar mais controle sobre o resultado final, esse método ajuda a criar imagens melhores, já que significa que a imagem foi planejada em preto e branco”, acrescenta. “As cores mais claras e mais escuras na foto receberão as cores nas extremidades do degradê. Os tons medianos serão preenchidos com os tons intermediários.”

Foto: Lineker Pires

Saiba como editar a foto 

Para editar as imagens, o especialista indica alguns programas específicos. “Utilizo bastante o Adobe Photoshop e Lightroom. Essas duas ferramentas unidas proporcionam uma foto super bem tratada, o que é importante para as imagens em preto e branco”, aponta.

“A fotografia, na minha visão, é uma forma de arte. Assim como um artista que pinta um quadro, um fotógrafo utiliza paletas de cores, filtros e iluminação específicos para transmitir sentimentos, impressões e sensações. A foto em preto e branco, em especial, é capaz de criar das imagens mais dramáticas até as mais delicadas. Tudo depende do seu modelo ou motivo, do contraste e enquadramento”, completa.

Mais de Lifestyle