Top

Receita: tomate confit com muçarela búfalo dourado e farofa de pistache

Foto: Divulgação

De acordo com o “British Journal of Nutrition”, importante jornal internacional de ciência nutricional, uma das melhores dietas para manter a saúde e prevenir doenças é a Dieta do Mediterrâneo. Ela tem como base a ingestão de alimentos frescos e naturais, como frutas, legumes, queijos, leite, cereais e azeite, e evita o consumo de produtos ultra processados, como congelados, por exemplo. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Baseada nos costumes alimentares dos povos da região do Mediterrâneo, ela promove uma alimentação saudável, não necessariamente pouco calórica, que ajuda as pessoas a terem boa saúde e longevidade. Para entrar no clima mediterrâneo, o Bistrô Charlô traz uma receita exclusiva de tomate confit com muçarela búfalo dourado que reúne elementos frescos e naturais super saborosos.

Além de ser um dos frutos mais usados pelas cozinhas de todo o mundo, o tomate é rico em vitaminas e sais minerais, como demonstra o Guia Alimentar do Ministério da Saúde. Ele ajuda no desenvolvimento de ossos e músculos e ainda protege o sistema imunológico. A muçarela búfalo dourado segue a tradicional receita italiana, reforçando sua raiz mediterrânea e acrescentando sabor e nutrientes ao prato. 

“A mozzarella de búfala tem alto teor de proteínas, cálcio, fósforo, pouco colesterol e muito ácido linoleico, o que auxilia na prevenção do câncer e da diabetes. Ela tem fácil digestão, além de ser extremamente nutritiva, saborosa e leve”, explica Maria do Céu, consultora e especialista em queijos do Grupo UltraCheese.

Já o azeite possui vitaminas, sais minerais e ômega 9, além de propriedades antioxidantes que oferecem diversos benefícios à saúde, como prevenção de doenças cardíacas, propriedades anti-inflamatórias e redução do risco de diabetes, como demonstra pesquisa publicada na revista científica “Nature”, que fala também do pistache, que é rico em antioxidantes, tem poucas calorias e muitas proteínas. O alimento oferece benefícios para o colesterol e a pressão arterial.

Prático, nutritivo e saboroso, o tomate confit com muçarela búfalo dourado e farofa de pistache do Charlô é uma ótima opção de entrada ou para degustar como petisco.

Receita: 

Tempo de preparo: 1h30.

Rendimento: 12 porções.

Dificuldade: baixa.

Ingredientes 

1 kg  de tomate cereja (em rama, opcional)

300 ml de azeite de oliva

2 ramos de alecrim

6 dentes de alho

10 unidades de grão de pimenta preta

6 unidades de muçarela de búfala cerejinha – búfalo dourado (usadas apenas na montagem do prato)

Sal

Modo de preparo

Em uma panela levar todos os ingredientes, exceto os tomates e as muçarelas (essas entram apenas no final), amassando levemente o alho e quebrando os ramos de alecrim ao meio para ajudar a liberar os aromas e sabores.

Quando o azeite estiver formando bolhas (antes de ferver), desligue o fogo e tampe a panela para guardar melhor os aromas. Nesse meio tempo enquanto o azeite fica infusionando, pré-aqueça o forno a 180°C. Quando o azeite estiver já com uma temperatura baixa, coloque os tomates em uma forma e derrame todo o azeite na mesma forma, regando os tomates. Polvilhe mais um pouco de sal sobre os tomates e leve ao forno baixando a temperatura para 160°C durante 30 minutos.

Ingredientes da farofa de pistache

150 g de pistache sem casca

50 ml de azeite de oliva

2 dentes de alho

50 g de farinha de rosca

Sal

1 pitada de pimenta-do-reino

Raspas de 1 limão tahiti

Modo de Preparo

Levar o pistache ao forno por 10 min para liberar o óleo dele. Em uma frigideira, refogar o alho picado com o azeite de oliva, na sequência acrescentar os pistaches direto do forno para a frigideira. Tirar do fogo e acrescentar a farinha de rosca, o sal e a pimenta. Mexer bem para incorporar o sabor e, ao fim, acrescentar as raspas de limão. Deixar esfriar e processar (no liquidificador ou processador de alimentos) levemente de forma a manter ainda alguns pedaços maiores do pistache.

Montagem

Em uma travessa dispor os tomates já confitados em temperatura ambiente ou levemente mornos, por cima deles as muçarelas búfalo dourado frescas e sem o soro e, ao fim, a farofa de pistache. Pode regar com um pouco mais de azeite e servir com pães, torradas ou uma salada de folhas.

Mais de Lifestyle