Foto: Divulgação
De acordo com o “British Journal of Nutrition”, importante jornal internacional de ciência nutricional, uma das melhores dietas para manter a saúde e prevenir doenças é a Dieta do Mediterrâneo. Ela tem como base a ingestão de alimentos frescos e naturais, como frutas, legumes, queijos, leite, cereais e azeite, e evita o consumo de produtos ultra processados, como congelados, por exemplo.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Baseada nos costumes alimentares dos povos da região do Mediterrâneo, ela promove uma alimentação saudável, não necessariamente pouco calórica, que ajuda as pessoas a terem boa saúde e longevidade. Para entrar no clima mediterrâneo, o Bistrô Charlô traz uma receita exclusiva de tomate confit com muçarela búfalo dourado que reúne elementos frescos e naturais super saborosos.
Além de ser um dos frutos mais usados pelas cozinhas de todo o mundo, o tomate é rico em vitaminas e sais minerais, como demonstra o Guia Alimentar do Ministério da Saúde. Ele ajuda no desenvolvimento de ossos e músculos e ainda protege o sistema imunológico. A muçarela búfalo dourado segue a tradicional receita italiana, reforçando sua raiz mediterrânea e acrescentando sabor e nutrientes ao prato.
“A mozzarella de búfala tem alto teor de proteínas, cálcio, fósforo, pouco colesterol e muito ácido linoleico, o que auxilia na prevenção do câncer e da diabetes. Ela tem fácil digestão, além de ser extremamente nutritiva, saborosa e leve”, explica Maria do Céu, consultora e especialista em queijos do Grupo UltraCheese.
Já o azeite possui vitaminas, sais minerais e ômega 9, além de propriedades antioxidantes que oferecem diversos benefícios à saúde, como prevenção de doenças cardíacas, propriedades anti-inflamatórias e redução do risco de diabetes, como demonstra pesquisa publicada na revista científica “Nature”, que fala também do pistache, que é rico em antioxidantes, tem poucas calorias e muitas proteínas. O alimento oferece benefícios para o colesterol e a pressão arterial.
Prático, nutritivo e saboroso, o tomate confit com muçarela búfalo dourado e farofa de pistache do Charlô é uma ótima opção de entrada ou para degustar como petisco.
Receita:
Tempo de preparo: 1h30.
Rendimento: 12 porções.
Dificuldade: baixa.
Ingredientes
1 kg de tomate cereja (em rama, opcional)
300 ml de azeite de oliva
2 ramos de alecrim
6 dentes de alho
10 unidades de grão de pimenta preta
6 unidades de muçarela de búfala cerejinha – búfalo dourado (usadas apenas na montagem do prato)
Sal
Modo de preparo
Em uma panela levar todos os ingredientes, exceto os tomates e as muçarelas (essas entram apenas no final), amassando levemente o alho e quebrando os ramos de alecrim ao meio para ajudar a liberar os aromas e sabores.
Quando o azeite estiver formando bolhas (antes de ferver), desligue o fogo e tampe a panela para guardar melhor os aromas. Nesse meio tempo enquanto o azeite fica infusionando, pré-aqueça o forno a 180°C. Quando o azeite estiver já com uma temperatura baixa, coloque os tomates em uma forma e derrame todo o azeite na mesma forma, regando os tomates. Polvilhe mais um pouco de sal sobre os tomates e leve ao forno baixando a temperatura para 160°C durante 30 minutos.
Ingredientes da farofa de pistache
150 g de pistache sem casca
50 ml de azeite de oliva
2 dentes de alho
50 g de farinha de rosca
Sal
1 pitada de pimenta-do-reino
Raspas de 1 limão tahiti
Modo de Preparo
Levar o pistache ao forno por 10 min para liberar o óleo dele. Em uma frigideira, refogar o alho picado com o azeite de oliva, na sequência acrescentar os pistaches direto do forno para a frigideira. Tirar do fogo e acrescentar a farinha de rosca, o sal e a pimenta. Mexer bem para incorporar o sabor e, ao fim, acrescentar as raspas de limão. Deixar esfriar e processar (no liquidificador ou processador de alimentos) levemente de forma a manter ainda alguns pedaços maiores do pistache.
Montagem
Em uma travessa dispor os tomates já confitados em temperatura ambiente ou levemente mornos, por cima deles as muçarelas búfalo dourado frescas e sem o soro e, ao fim, a farofa de pistache. Pode regar com um pouco mais de azeite e servir com pães, torradas ou uma salada de folhas.