Top

Decoração campestre: como usar o estilo em 3 passos

Foto: Divulgação

Com influência do estilo de vida interiorano, a decoração campestre é composta por uma paleta de cores mais terrosas e neutras, transmitindo conforto e aconchego para o ambiente. Dentre os elementos principais, podemos encontrar móveis de madeira, cores mais escuras, detalhes de ferro e alguns elementos vintage. Para saber como aplicar esse estilo de forma balanceada, sem sobrecarregar sua casa, a arquiteta Stephanie Toloi separou algumas dicas.

Principais características

A decoração campestre tem como elemento principal a simplicidade e o conforto. “Por remeter à natureza, são utilizados materiais naturais nos móveis e revestimentos, como madeira e pedra, por exemplo”, explica a arquiteta. Para os móveis, são priorizadas as linhas mais retas e simples, e, por vezes, possuem um estilo mais rústico.

Paleta de cores

“Como estamos falando em simplicidade, a paleta de cores ideal no estilo campestre é a mais neutra, sem cores muito vibrantes”, comenta Stephanie. A sugestão para levar a natureza ao ambiente é apostar nos tons terrosos: “Para os tecidos, uma estampa xadrez com cores mais neutras também funciona”, acrescenta. Tons de azul e verde nos tecidos compõem muito bem com os tons terrosos nas paredes e pisos.

Móveis e revestimentos

“Os móveis usados no estilo campestre geralmente são de madeira maciça, com um estilo mais antigo”, diz. Apesar de ter um toque rústico, os móveis deste estilo possuem uma certa leveza, que os móveis de demolição não têm. “Móveis com detalhes em ferro também são um charme e funcionam super bem dentro do estilo”, conta Stephanie. “Para as paredes, recomendo pintura e alguma parede em destaque com revestimento de tijolos aparentes ou em pedra”, pontua a arquiteta. Para o piso é interessante madeira de demolição, pedra ou porcelanatos com aspecto um pouco mais rústico.

Mais de Lifestyle