Top

A tendência que uniu o útil ao agradável: conheça o anywhere office

Foto: Divulgação

Após mais de um ano em regime de home office por causa da pandemia, os trabalhadores começaram a se adaptar. No entanto, há quem diga que ainda tem muita dificuldade para trabalhar em casa e que a melhor forma de resolver esse problema é a mudança de ambientes. E, para essas pessoas, o anywhere office cumpriu um ditado famoso: “uniu o útil ao agradável”.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Para quem não está familiarizado com o tema, o anywhere office consiste em trabalhar de qualquer lugar, visto que esse tipo de modalidade não depende muito do ambiente, mas, sim, das ferramentas necessárias (notebook). Essa maneira de trabalhar pode, portanto, adequar-se a qualquer ambiente – em especial, durante uma viagem, por exemplo.

Durante a pandemia, cerca de 46% das empresas em todo o Brasil adotaram o home office, diz a pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19. Em um momento no qual o trabalhador pôde de fato trabalhar de forma remota, a busca pelo turismo adaptado cresceu – algo um tanto quanto relevante ao setor, que sofreu bastante com a crise. Desta forma, inúmeros hotéis e pousadas ofereceram um serviço de “room office”: um espaço separado e adaptado para receber hóspedes que cumpririam seu regime de trabalho enquanto viajavam. Vale destacar que tudo ocorreu mediante aos protocolos de segurança da pandemia.

Para além da viagem

Fora a vantagem de conciliar uma viagem com o período de trabalho, o anywhere office também trouxe uma série de vantagens aos trabalhadores, visto que a mudança de ambiente conseguiu proporcionar uma produtividade mais eficiente.

Como normalmente os espaços de room office estão preparados para receber estudantes e trabalhadores, algo semelhante ao que conhecemos nos coworkings, as pessoas desfrutam duas partes de um todo: um ambiente diferente do que há em casa – que, por vezes, tem a capacidade de melhorar o foco e gerar mais interesse – e também um contato com um lugar distante do lar, inserido em um contexto de viagem, no qual a pessoa consegue relaxar.

Essa nova modalidade foi muito importante para o setor hoteleiro durante a pandemia. Em 2020, a tendência das viagens passou a ser focada no ecoturismo, principalmente em hotéis mais vazios e que tivessem estrutura para abrigar o anywhere office.

Mas vá com calma, pois ainda estamos em pandemia!

Embora a prática do anywhere office seja um estimulante para quem já se cansou de trabalhar de casa, é preciso ter cuidado com as restrições e medidas de segurança para a Covid-19. A campanha de vacinação ainda não atingiu todas as faixas etárias no Brasil e a taxa de contaminação segue em crescimento.

Assim sendo, é necessário conferir todos os protocolos de segurança de hotéis e pousadas antes de colocar o pé na estrada. Além disso, vale também tomar cuidado também com o transporte. Como ainda estamos em pandemia, o ideal é escolher formas seguras de se locomover de um lugar ao outro e evitar aglomerações. Em caso de viagem de moto, é de suma importância o uso do capacete, assim como a revisão mecânica de carros antes de seguir viagem.

Mais de Lifestyle