Top

Brasil leva prêmio do If Design Award

Restaurante Mayer, Sabores do Brasil, Foto: Edgard Cesar

“Uma prateleira de vinhos modular montada na parede que pode facilmente ser confundida com uma obra de arte”, “casamento ideal entre o funcional e o estético”, com um “design fabuloso”. Essas foram algumas das expressões utilizadas pelo júri do iF Design Award em seu parecer sobre a adega Cacho, criação do escritório brasiliense Choque Design para a catarinense Móveis James.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Realizado anualmente, o iF Design Award identifica design de destaque, sua relevância para os negócios e a vida cotidiana e outorga aos premiados um dos mais importantes avais de qualidade do mundo. Concedido na Alemanha desde 1953, o selo iF é um sinal confiável de bom design para os consumidores e também para a comunidade de design.

E a conquista vai além: não apenas eles se destacaram entre quase 10 mil inscritos, mas foram os únicos brasileiros reconhecidos com o iF Gold nesta edição do prêmio (honraria concedida a apenas a 75 produtos dentre os 1.744 premiados). Vale destacar que o iF Design Award, conhecido popularmente como o “Oscar” do design, é uma das mais importantes e respeitadas premiações da área e conhecida pelo seu rigor na análise dos produtos.

“A ideia sempre foi aproveitar os espaços verticais da casa, locais considerados sem uso, como colunas, pilares, paredes e cantos estreitos”, conta o designer Dimitri Lociks, sócio da Choque Design ao lado de Marília Turíbio e Simone Turíbio.

Com uma solução formal inovadora, a adega foi pensada de maneira modular, podendo ser usada isoladamente ou em conjunto. Cada módulo é composto por um único elemento (chapa de aço em forma de “J”), que se repete diversas vezes e é unido por solda para formar um conjunto vertical. Há duas opções de tamanho, para 6 ou 11 garrafas, e acabamento nas cores preta ou dourada.

Além das vantagens em relação ao aproveitamento do espaço onde é instalada, vale destacar duas características funcionais da Cacho quanto ao seu uso como adega: os vinhos são armazenados na horizontal (o que mantém a rolha úmida e ajuda a conservar melhor a bebida) e com parte dos rótulos à vista (o que torna sua identificação mais fácil do que nas adegas tradicionais, em que normalmente os rótulos ficam ocultos pelas outras garrafas).

A inscrição da adega Cacho no iF Design Award foi feita por intermédio do Projeto Brazilian Furniture – uma iniciativa da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) que busca incrementar a competitividade da indústria brasileira no mercado internacional por meio de ações estratégicas.

“Estamos extremamente felizes e honrados em ter alcançado medalha de ouro nessa que, para nós, é a premiação máxima do design. Esperamos que, com esse reconhecimento, as indústrias brasileiras percebam que quando elas apostam no design é possível chegar a resultados excepcionais,” afirma Lociks.

Mais de Lifestyle