Top

Festival Amazônia Queer reúne arte e ativismo LGBTQIA+ na região Norte

Samu Cnt, uma das atrações do festival – Foto: Bárbara Bentes

No dia 8 de maio, às 20h (19h em Manaus), acontece o festival Amazônia Queer, que tem o propósito de celebrar a expressão e liberdade artística LGBTQIA+ na Amazônia e apoiar a comunidade durante a pandemia de Covid-19.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O evento será gratuito e transmitido pelo canal Alter do Som no Youtube. As atividades do festival incluem uma mostra competitiva LGBTQIA+ com premiação em dinheiro, shows, e o Fundo Amazônia Queer, uma iniciativa para arrecadar recursos para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Com o Amazônia Queer, a produtora e selo musical Alter do Som pretende apoiar a comunidade LGBTQIA+ da Amazônia não apenas financeiramente, mas também emocionalmente, criando um evento alegre, divertido e acolhedor. “É importante as pessoas saberem que não estão sozinhas. Existe uma rede de apoio forte na Amazônia. Juntes podemos combater o preconceito e passar por esse momento tão difícil”, completa Teresa Harari, idealizadora do evento.

As inscrições para a mostra competitiva vão até 26 de abril. Pode se inscrever qualquer um da comunidade LGBTQIA+ da Amazônia, maior de 18 anos, enviando um vídeo-performance de até 2 minutos. Mais informações e formulário de inscrição no link: bit.ly/inscriçaoAQ.

Jurados irão escolher as 10 melhores performances que serão transmitidas no dia 8 de maio. No júri, estão as cantoras Priscila Castro, Márcia Novo, Lia Sophia, o coreógrafo Fabrício Bezerra, o artista e influenciador Adriano Borboleta e o artista plástico Nilson Coelho. O público será responsável por eleger o/a vencedor/a ao vivo. As premiações do primeiro, segundo e terceiro lugar vão de R$ 300 à R$ 1.000.

No dia do festival, acontecem os shows do multiartista santareno RAWI e da Drag, DJ e performer Samu Cnt. RAWI apresenta seu trabalho autoral “Facão Que Abre Os Caminhos”, que trata da vivência Queer na Amazônia. Já Samu traz um set com mix de brasilidade e pc music, valorizando artistas paraenses e da comunidade LGBTQI+.

O Fundo Amazônia Queer será lançado no dia 20 de abril, com o objetivo de arrecadar doações para  a comunidade LGBTQIA+ na Amazônia durante a pandemia. Entre as iniciativas apoiadas, estão a Coletiva TRANS de Santarém, Casa Miga, ONG Olivia, Associação de Travestis e Transexuais do Acre, Associação Orquídeas LGBTI+, Coletivo Sapato Preto Amazônida e Coletivo Amazônico LesBiTrans. Para doar: bit.ly/fundoamazoniaqueer.

Para acompanhar o festival, siga @alterdosom no Facebook, Instagram ou YouTube. Você ainda pode se inscrever na lista de transmissão por e-mail ou whatsapp (bit.ly/amazoniaqueer).

Mais de Lifestyle