Top

Dia do Café: aprenda drinks especiais com a bebida

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (14.04) é comemorado o Dia do Café. Para celebrar a data, encomendamos um drink especial com a bebida feito pelo Caledonia, que tem parceria com a Floraria & Co, uma empresa de curadoria de cafés especiais – foram escolhidos cafés muito exclusivos para fazer parte da carta da casa. Para a data, o Maurício Porto indica o Espresso Martini, um drinque clássico e que pode ser feito com whisky também.

“O Espresso Martini foi criado por Dick Bradsell, no Soho Brasserie, em Londres, para uma modelo famosa. Ela pediu a ele – com modificações para tornar este pedido publicável, claro – um coquetel que “me acordasse e detonasse ao mesmo tempo”. Minha dica aqui é usar uma vodka aromática e com textura, ou partir para um blended whisky bem leve, como o Chivas 12 anos”, sugere porto.

Veja a receita a seguir: 

Espresso Martini

Iingredinetes

40 ml Haku Vodka ou por algum whisky (prefira algo leve, delicado mas aromático)

20 ml licor de café (o original pede por Kahlua)

20 ml café espresso

Xarope de açúcar (ou não, se você prefere beber seu café puro)

Preparo

– Adicione todos os ingredientes em uma coqueteleira.

– Coloque bastante gelo e bata vigorosamente.

– Com o auxílio de uma peneira ou strainer, desça o conteúdo da coqueteleira para uma taça coupé ou de martini previamente resfriada.


Atenção: cuidado com a diluição.

– A textura deste coquetel é uma de suas características mais importantes.

Foto: Divulgação

Outro drink que você pode fazer com café é com Licor 43 e café espresso, que foi a receita mais procurada do ano no Difford’s Guide, um guia para amantes da coquetelaria, que anualmente publica a lista das 20 receitas mais acessadas a partir dos dados de audiência coletados pelo Google Analytics.

Um clássico, Carajillo 43 apareceu pela primeira vez no guia em 2020 e foi direto para o primeiro lugar. O drink nasceu na época da colonização de Cuba pelos espanhóis, que combinavam café com rum para ganhar coragem ou “coraje”, em espanhol, durante as batalhas. A partir daí, a palavra teve sua pronúncia modificada para “Corajillo” e, mais recentemente, “Carajillo”.

Cono fazer

– Coloque 3 pedras de gelo em um copo baixo.

– Acrescente 50 ml de Licor 43 e 50 ml de café espresso.

– Misture todos os ingredientes e complete com mais gelo.

– Para a versão batida, basta adicionar todos os ingredientes em uma coqueteleira e agitar vigorosamente.

Licor 43 é uma marca importada e distribuída no Brasil com exclusividade pela Aurora Fine Brands. @licor43brasil.

Mais de Lifestyle