Top

Como se alimentar melhor e manter a harmonia entre corpo e mente seguindo conceitos da Ayurveda

Foto: Divulgação

Ter uma alimentação equilibrada e saudável é o grande desafio de muitas pessoas no mundo inteiro. Com a correria do dia a dia, poucas pessoas conseguem manter uma boa alimentação, pois acabam optando por comidas mais fáceis de achar e de consumir, como fast-foods, frituras e outros. A longo prazo, isso pode causar diversos problemas de saúde, inclusive problemas psicológicos, que levam a pessoa a desenvolver ansiedade e depressão, tornando necessária a busca por profissionais da saúde e terapeutas para iniciar um tratamento. A Ayurveda, por exemplo, é um dos tratamentos procurados para ajudar no processo de cura.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Técnica milenar de terapia bioenergética, isto é, que envolve respiração, autoconhecimento, procedimentos corporais e alimentação, a Ayurveda prega o controle e a conexão entre corpo, mente e alma. A nutrição ayurvédica é muito bem indicada para pessoas que passam por problemas de compulsão alimentar ou que não conseguem se alimentar adequadamente por falta de tempo e sofrem com estresse. Este tipo de nutrição visa diminuir a quantidade de alimentos industrializados ingeridos e fazer a pessoa perceber quando está realmente com fome, e não apenas com vontade de comer.

A base desta nutrição são comidas naturais, como vegetais, legumes, frutas e carnes – tudo de maneira equilibrada e dando sempre preferência ao que vem da terra ou alimentos com boa procedência (principalmente carne e laticínios, que passam por mais processos de conservação). Terapeutas ayurvédicos dizem que o primeiro passo para adentrar nesta filosofia é a auto-observação para o autoconhecimento, tanto psicológico e emocional, quanto fisiológico, como a capacidade digestiva. Na nutrição ayurvédica, há apenas sabores – doce, salgado, picante, ácido, amargo e adstringente, não carboidratos, açúcares e fibras. A preocupação é em você manter a harmonia entre os sabores e com o que seu corpo se sentirá bem ao ingerir.

Para um tratamento completo, é muito importante consultar um profissional formado em faculdade de nutrição especializado em nutrição ayurvédica para obter um atendimento personalizado e de alto nível, sem correr o risco de sofrer uma mudança drástica na sua alimentação (o que é fortemente desaconselhado por nutricionistas). Alimentando o autocuidado e o autoconhecimento, a tendência é que você também se alimente melhor e diminua os níveis de estresse e ansiedade, que elevam a probabilidade de problemas de saúde.

Mais de Lifestyle