Top

Veja dicas de como organizar a casa e aproveitar melhor seu home office

Foto: Pixabay

Uma casa bem organizada ajuda e muito no nosso dia a dia. Coisas fora do lugar, além de poder causar estresse, pela bagunça, ainda podem causar prejuízos financeiro, uma vez que se não encontrarmos algo, como na despensa, é possível que compremos mais produtos do que realmente precisamos.

Conversamos com a personal organizer parceira da Ordene, Paula Furlan, para que ela desse dicas de como manter uma casa organizada e, assim, manter o ambiente de home office mais tranquilo para o trabalho diário. Veja a seguir as orientações da profissional.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Como uma casa organizada ajuda na saúde?

Atualmente, falando de Covid-19, uma casa organizada recebe bem todas essas adaptações e protocolos necessários para nossa segurança. Na entrada da casa, por exemplo, é possível criar uma estação de higienização antes de entrar, então tudo fica mais prático. Além disso, com certeza essa casa tem os alimentos mais bem higienizados e as datas de validade bem controladas, e rotinas de limpeza. 

Em termos de problemas respiratórios, por exemplo, o travesseiro deve ser trocado uma vez por ano, portanto, se você tem essa organização e essa data agendada, com certeza você vai realizar a troca, vai sempre fazer questão da higienização, e consequentemente contribuir diretamente na saúde da família que ali vive.

Uma casa organizada também ajuda na saúde no aspecto emocional, você tem mais equilíbrio, menos estresse, consegue localizar as coisas que quer/precisa na hora, então o desgaste é muito menor, e você consegue ter mais tranquilidade e bem-estar.

Foto: Ordene

Quero organizar minha casa nessa pandemia. Por onde começar?

O primeiro passo que qualquer pessoa pode começar a fazer naquele exato momento é o descarte, a gente sabe que o acúmulo e a procrastinação são os grandes causadores da bagunça, então comece fazendo um bom descarte. Vá passando em todos os ambientes e comece separando 5 caixas:

Uma para lixo (papeis, objetos quebrados…);

Uma para doação (coisas que não servem mais pra você, mas podem ter vida longa com outra pessoa);

Uma para conserto (sempre temos coisas que precisam ser levadas para o conserto, já aproveite e leve assim que possível);

Uma para venda (muitas das coisas que estão paradas também podem ser vendidas);

Uma para coisas que você ainda vai usar, mas em outros ambientes, por exemplo, algo do closet que pode ir para o home office.

Esse é o passo mais importante. Se concentre, tire um dia para fazer isso, reveja todos os objetos, e desapegue daquilo que realmente não faz mais sentido, mas está ocupando um precioso espaço dentro de casa. O segundo passo, que é a organização em si, vai ficar muito mais fácil, e ela se divide em três principais etapas: Categorização, setorização e identificação.

Categorização: separar objetos da mesma família. 

Setorização: escolher um lugar para cada uma dessas coisas. Identificação: identificar as caixas, gavetas e, depois disso, a manutenção, tudo o que você usar, tem que devolver para aquele mesmo lugar. Mas se for para escolher a parte mais importante para colocar em prática agora na pandemia, com certeza é o descarte.

Foto: Ordene

Itens essenciais de organização que todas as pessoas devem ter em casa.

Cestos e caixas organizadoras, que delimitam espaços e você decide qual será a função de cada um deles. Se quiser que funcione como gaveta, você escolhe o modelo sem tampa, se for para colocar coisas de uso menos frequente, com certeza as caixas organizadoras são melhores, mas prefira sempre as que tem ventilação para evitar proliferação do mofo e danificar peças. 

Delimitar espaço é o grande segredo dos organizadores. Fazendo com que as coisas possam voltar para o mesmo lugar após o uso. Outro item fundamental são as divisórias, possibilitando uma maior setorização dentro das gavetas.

Dicas para evitar que as coisas acabem ficando bagunçadas novamente.

Com certeza é a manutenção, tudo o que for utilizado precisa voltar para o mesmo lugar, e evite a procrastinação, pois, às vezes, você não volta aquela coisa para o lugar que estava antes, e vai acumulando com outros itens, e aí chega uma hora em que você perdeu completamente o controle. Então o hábito de utilizar e guardar no lugar é essencial. 

Se o dia estiver corrido, uma boa dica é no final do dia passar pela casa e ir voltando as coisas para o lugar, com certeza no dia seguinte a casa vai estar mais leve, agradável, e estará tudo organizado. Além disso, é essencial o envolvimento de toda a família, assim todos fazem questão de manter os ambientes organizados.

Foto: Ordene

Como a bagunça atrapalha nossa vida? Por quê?

Em diversos aspectos, por exemplo, no econômico. Em uma casa bagunçada é muito mais difícil de controlar as compras, quando falamos da despensa, se ela for bagunçada, certamente você vai acabar fazendo as compras de maneira equivocada, comprando mais ou menos do que o necessário. Mas num cenário geral, a bagunça gera falta de produtividade, ansiedade, estresse, falta de foco e atenção, desanimo…são diversos problemas que podem afetar diretamente a vida das pessoas.

Mais de Lifestyle