Top

Saiba mais sobre o exercício aeróbico em jejum, o AEJ

Bruna Cutait – Foto: Reprodução/Instagram/@brunacutaitnutri

Você já deve ter ouvido falar que fazer exercício aeróbico em jejum (AEJ) virou febre por aí, né? Mas será que a prática dessa forma traz benefícios para a queima calórica e para a saúde? Para responder essa e outras dúvidas sobre o tema, convidamos a nutricionista Bruna Cutait, parceira do Jab House, studio especializado em boxe, um dos exercícios de cardio mais praticados hoje em dia.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Cardio em jejum queima mais calorias?

Sim! O corpo precisa de energia para se exercitar e a fonte principal são as reservas de glicogênio. Depois de um jejum, esse estoque é reduzido. Com menos energia desse carboidrato disponível, o corpo responde queimando gorduras. Todo esse processo exige mais esforço metabólico, aumentando ainda mais a sua queima.

Há desvantagens?

Sim, o treino em jejum não é uma fórmula mágica. Além da gordura, o organismo também pode usar a massa muscular como fonte de energia. Mas existe um truque para isso: você pode diluir 1 colher (chá) de óleo de coco ou TCM (triglicérides de cadeia média) em um café ou chá – é um tipo de gordura que não quebra o estado de jejum, segura massa muscular, aumenta foco e performance durante seu treino.

Isso não vai contra a orientação de se alimentar antes de praticar atividade física?

Vai depender do seu objetivo, ambos têm prós e contras. O jejum estimula mais queima de gordura, mas pode degradar a massa muscular. Comendo antes do treino, você acaba favorecendo a hipertrofia muscular, que também acelera seu metabolismo, mas não queima a gordura tão rápido.

Quais cuidados devem ser tomados?

O ideal é fazer em dias alternados, de preferência com orientação de profissional, evitando treinos de longa duração. Não se esqueça de garantir a hidratação antes, durante e depois do seu treino!

Qualquer pessoa pode fazer cardio em jejum?

O AEJ não é para todo mundo, fique atento se você tiver pressão muito baixa ou quadros de hipoglicemia, pois os mesmos podem causar enjoos, tonturas, mal-estar, desmaios e diminuir a capacidade de praticar exercícios intensos. Em caso de aparecimento de algum desses sintomas, pare o exercício imediatamente. A prática é contraindicada para gestantes, crianças e para qualquer suspeita de transtorno alimentar.

Mais de Lifestyle