Top

Coral da USP abre inscrições para população em vários bairros de SP

Foto: Divulgação

O Coral Universidade de São Paulo (Coralusp) está com as inscrições abertas até 30 de abril para o 1º semestre de 2021. As inscrições são gratuitas e destinadas a todos os interessados em desenvolver a sua voz, desde que sejam maiores de 18 anos. As atividades são ações de extensão universitária, portanto abertas a toda a população mesmo sem vínculo com a USP.

Há vagas para vozes femininas e masculinas, e para a maior parte dos coros não é necessária experiência musical. Todos os inscritos são submetidos a testes de avaliação vocal e, se aprovados, além de integrar o coro pretendido, têm acesso a aulas de técnica vocal, teoria musical, história da música e percepção.

Para se inscrever, os candidatos devem preencher o formulário disponível na aba “faça parte” do site www.coralusp.prceu.usp.br. Dos treze grupos que compõem o Coralusp, dez estão aceitando inscrições. Para saber quais estão com vagas abertas acesse a aba Grupos do mesmo site.

Durante o primeiro semestre de 2021, o Coralusp irá manter os ensaios, aulas e apresentações de forma virtual, tal como ocorreu durante todo o ano de 2020. Confira os vídeos realizados em 2020 acessando a playlist Concertos virtuais no canal do YouTube.

Órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, o Coralusp foi criado em 1967, composto inicialmente por estudantes da Escola de Enfermagem e da Escola Politécnica. Com grande sucesso, o coral se expandiu e atualmente é composto por treze grupos sob condução de sete regentes.

Os ensaios ocorrem em dias e horários variados no campus Butantã da USP e em diversos bairros da cidade como o Centro, Lapa e Bela Vista. Cada grupo opta por um ou vários estilos musicais em seu repertório. Rock, música popular brasileira, black music, música erudita, jazz e soul são alguns dos gêneros musicais abordados. Os interessados podem verificar os pré-requisitos, repertórios atuais, dias, horários e locais de ensaio de cada grupo acessando a aba Grupos no site do coral antes de realizar a inscrição.

Ao longo de 54 anos recebeu cinco prêmios APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), fez inúmeras apresentações televisivas e em diversas cidades brasileiras e realizou turnês pela Europa, África, Estados Unidos e Argentina.

Mais de Lifestyle