Top

Vegetarianismo ganha destaque entre público jovem e surpreende por variedade de produtos

Foto: Divulgação

O que antes era considerado uma efeméride torna-se gradativamente uma característica da sociedade atual. O vegetarianismo ganha cada vez mais adeptos no Brasil. Em pesquisa realizada pelo IBOPE, em 2018, cerca de 14% da população se declara vegetariana, e pode aumentar para 16% nas regiões metropolitanas. Entretanto, este dado chama ainda mais atenção entre os jovens.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A preocupação com o meio ambiente e a empatia por animais são as principais motivações para a Geração Z (pessoas de 18 a 25 anos) tornar-se vegetariana. Em pesquisa realizada pela Famecos, as causas ambientais representam 86% das escolhas pelo estilo de vida e a proteção aos animais gera um gatilho de 80%. Outro dado que chamou atenção é que o motivo da melhora de saúde foi citado por apenas 33% dos jovens, não caracterizando como uma prioridade.

Em relação a 2012, houve aumento de 75% no número de vegetarianos no país, somando quase 30 milhões de brasileiros. Com a crescente do vegetarianismo, o mercado também foi impactado, e cresce cerca de 40% ao ano, principalmente no e-commerce, em que a venda de produtos naturais, veganos e sem origem animal é cada vez mais popular.

Uma pesquisa feita pelo Datafolha, em 2017, mostra que 63% das pessoas que continuam consumindo carne buscam reduzir a quantidade do alimento em sua rotina. Com isso, os consumidores vão cortando os pratos de origem animal aos poucos, e muitos acabam se tornando totalmente vegetarianos ao fim do processo.

A mesma pesquisa da Famecos mostra que os maiores empecilhos para aderir ao estilo de vida são o consumo de carne na família, o apego ao tradicional e a dificuldade de encontrar alimentos vegetarianos. Para este último ponto, muitos avanços aconteceram, e o aumento da demanda gerou o aumento dos produtos disponíveis.

Para regular esses novos itens, que se tornam cada vez mais presentes nas prateleiras dos supermercados, a Sociedade Brasileira de Vegetarianismo criou um selo para certificar que os produtos veganos vendidos tenham um bom padrão de qualidade. Atualmente, o selo contempla mais de 1.000 produtos e cerca de 100 marcas distintas.

Hoje em dia, dezenas de pratos tradicionais, como esfihas, pastéis, quibe, hambúrgueres, coxinhas, almôndegas, lasanhas, feijoadas, entre outros, estão presentes na geladeira do setor de congelados dos mercados, feitos com vegetais, grãos e plantas. Se tornou uma realidade as pessoas comprarem refeições veganas completas com mais facilidade e praticidade.

Os restaurantes também estão cada vez mais acessíveis. É possível encontrar desde estabelecimentos especializados em comidas veganas até cardápios com mais possibilidades em locais tradicionais e fast foods, sendo também outro fator para propiciar o aumento do vegetarianismo por mais acesso às possibilidades.

Mais de Lifestyle