Top

Mito ou verdade: café faz mal para os dentes?

Foto: Divulgação

Um sorriso claro é um ótimo cartão de visitas para qualquer situação. Por isso, manter o clareamento no dia a dia depende de uma boa higiene e de uma alimentação sem exagero de determinados alimentos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Uma das bebidas que mais levanta questionamentos neste aspecto é o café. Afinal, o café é um dos principais responsáveis por manchar os dentes?

A cirurgiã-dentista, Dayana Albani, explica o que é mito e o que é verdade em relação ao café e aos dentes.

Verdade

Café em excesso faz mal para os dentes?

“Tudo que tem corante em excesso faz mal aos dentes porque os túbulos dentinários (poros dos dentes) ficam “abertos” e isso facilita a coloração do dente por agentes externos.”

Mito

– Escovar os dentes logo após ingerir café reduz a possibilidade de manchar os dentes?

“Não procede, pois o corante já penetrou nos poros dos dentes e a escova não tem como retirar. Por isso que com o tempo vai ficando amarelado.”

Além do café, outros alimentos estão na lista de corantes que se ingeridos em excesso amarelam os dentes: chocolate, beterraba, açaí, molho de tomate industrializado, suco de uva, vinho tinto.

A dica da especialista para evitar as manchas é realizar uma boa higiene bucal regularmente. Comer uma maçã após tomar o café também ajuda a neutralizar o PH que é mais baixo na bebida e causa a descoloração do esmalte dos dentes.

Mais de Lifestyle