Top

Gabriel Duran fará prova de até 24 horas de duração nos Alpes Suíços

Foto: Divulgação

A Swissman é uma prova de de triathlon extremo que acontece na Suíça e chega a picos de até 3.000 m de altitude. Gabriel Duran não terá ajuda do governo com os custos, e busca patrocinadores e parceiros. Até hoje, apenas 8 brasileiros participaram da prova, e apenas a metade concluiu o desafio.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O esportista contou para a gente como é feita a prova, quais modalidades possui e qual a distância percorrida pelos atletas, tendo até 24 horas para finalizar o trajeto.

Foto: Divulgação

”A prova é de triathlon extremo e se chama Swissman, e acontece nos Alpes Suíços. Largamos às 4h, pegamos um barco e vamos até o centro do lago Maggiore que fica entre a divisa da Itália e da Suíça. Nadamos nesse lago em temperatura baixíssima, após a natação a gente pega a bicicleta e chegamos em picos de até 3.000 m de altitude. Depois da bike, vem o atletismo e vamos até uma outra parte da Suíça em uma pista de snowboard. A duração da prova é de até 24 horas, se eu fizer nesse tempo eu pego a camiseta de finisher que é a medalha e concluo com sucesso, se eu terminar após esse tempo eu concluo a prova, mas não recebo a medalha. A distância é de 3,8 km de natação, 180 km de bicicleta e 42 km de corrida, em condição extrema, água gelada, pode nevar, chover..’’

Duran comenta que qualquer pessoa pode participar mediante a uma inscrição e currículo esportivo, porém só 200 pessoas são sorteadas a participar.

“Qualquer pessoa pode participar, mas tem que fazer a inscrição e apresentar o seu currículo de provas anteriores para provar que a pessoa tem condições de participar. Eles analisam e fazem um sorteio, porque a prova é só para 200 pessoas do mundo inteiro.’’

Foto: Divulgação

Ela fala que não tem ajuda do governo nos custos da viagem e competição, e que a única ajuda é de patrocinadores e parceiros.

“Nós vamos em 8 brasileiros, porém 5 contando comigo somos do mesmo time. Nós não temos ajuda do governo mas existe federação. Para participar dessa prova não precisa ser federado, pode ser um atleta amador para participar. A ajuda que temos é somente de patrocínios e parceiros.”

Questionamos o atleta a respeito da relação entre os competidores brasileiros, e ele revela um clima amigável e não de competição.

Foto: Divulgação

“A relação é muito boa entre os competidores do Brasil, hoje eu e minha equipe da prova fazemos parte de uma assessoria. Nós treinamos juntos, diariamente motivando uns aos outros, compartilhando treinos. Temos treinos individuais, principalmente a preparação de base, nos meses próximos a prova nós começamos a treinar todo final de semana juntos, começamos às 5h e acabamos às 15h.”

Duran encerra falando sobre a sua expectativa para a prova é de completar dentro do tempo, e que a família e namorada estarão presentes na torcida.

Foto: Divulgação

“A expectativa é concluir a prova, não é uma prova que as pessoas vão para competir. O desafiador é completar antes das 24 horas, a minha expectativa é fazer uma prova boa, estar lá com a minha família e namorada torcendo por mim, conhecendo aquele lugar magnífico e sentindo uma conexão profunda que o esporte me traz. A prova não traz retorno financeiro, somente a medalha que é a camiseta, a premiação vem dos patrocinadores e apoiadores”, finaliza.

Mais de Lifestyle